A Torre dos Clérigos recebeu esta sexta-feira um convidado especial. António Costa esteve durante o dia em visita pelo distrito do Porto e foi o visitante número 2 milhões na Torre dos Clérigos. O primeiro-ministro fez uma pequena visita àquele que é um dos ex libris da cidade do Porto e não faltaram elogios.

António Costa começou por elogiar os trabalhos de restauro, ao referir o prémio Europa Nostra 2017, pelo qual a Torre dos Clérigos foi distinguida na “categoria conservação” no seguimento do projeto de restauro a que foi submetida.

O primeiro-ministro considera que a torre dos Clérigos é um “excelente exemplo” de património cultural que Portugal detém e admitiu que o monumento nacional “enriquece o país, a nossa cultura e a cidade do Porto”. Acrescentou ainda que esta é uma cidade que “tem um património de grande riqueza e a Torre dos Clérigos é um dos exemplos”.

O turismo foi também tema de conversa. A cidade invicta tem vindo a receber cada vez mais turistas. Este ano classificou-se, pelo terceiro ano, como melhor destino europeu. O primeiro-ministro destacou a importância que o turismo detém na economia e admitiu que “o Porto é um dos grandes fatores de atratividade do turismo nacional”. O chefe do Governo afirmou que “turismo chama turismo” e demonstrou-se bastante satisfeito relativamente ao número de turistas que a cidade tem registado. “Se há 2 milhões de visitantes à Torre dos Clérigos é porque há 2 milhões de visitantes à cidade do Porto”, observou o primeiro-ministro.

A Torre dos Clérigos recebeu, em 2016, aos 600 mil visitantes. Esta sexta-feira, alcançou os 2 milhões. O primeiro-ministro mostrou não ter dúvidas relativamente ao crescimento do número de visitas ao monumento e afirmou que “muito rapidamente passará dos 2 milhões para os 3 e 4”.

As escadas estreitas tão características dos Clérigos não intimidaram António Costa e o primeiro-ministro terminou a sua visita no topo da torre.

A visita de António Costa fica assinalada em placa. Foto: Mariana Soares