Entre lugares e gentes da Invicta, trazemos-te o último PortOuvido deste ano letivo. Da Feira dos Carvalhos, em Gaia, até à Rua 31 de Janeiro, no centro da cidade, foi um pulinho. Ainda tivemos tempo para ouvir um pequeno concerto de trompete.

O “Postal Sonoro” desta semana viajou até à freguesia de Pedroso, em Gaia. Todas as quartas-feiras, a Feira dos Carvalhos recebe os fregueses ao som da azáfama e do movimento natural de um mercado. Os comerciantes fazem-se ouvir e as conversas com as pessoas são inevitáveis.

Fomos até ao centro do Porto conhecer a história da Rua 31 de janeiro. O “Antigamente Aqui” revela-nos as transformações daquela que já foi uma das ruas mais movimentadas da cidade. Com o passar dos anos, este sítio tão emblemático – que já se chamou Rua de Santo António – tem vindo a perder a sua vitalidade e o comércio tradicional vai-se tornando escasso.

Os músicos de rua, já sabemos, são capazes de dar ao Porto ritmo e energia. Neste “Música à Moda do Porto” damos a conhecer Luciano, que faz do trompete a sua maior companhia há já 15 anos. Apesar das dificuldades no português, o artista reconhece que vê no Porto uma das melhores cidades para tocar e o crescente número de turistas torna os ganhos ainda maiores.

Se não tens o que fazer nos próximos dias, o “Sai de Casa” tem, como já é habitual, sugestões para te dar. O Senhor de Matosinhos chegou para animar. A semana vai contar com muito fogo de artifício, carrosséis, farturas e a famosa sardinha assada. Até dia 24, vais poder contar também com a rota gastronómica de matosinhos. Jazz e blues são a tua praia? Nos dias 26 e 27, os jardins do Palácio de Cristal vão acolher o Porto Blues Fest. Se és mais adepto de desporto, o UP Fit não te deixa ficar em casa, com atividades gratuitas ao ar livre.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio.