Cerca de 20 alunos do 1º ano do curso de Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona de Lisboa vão juntar-se, esta quarta-feira, à redação do JornalismoPortoNet. A liderar a investida, está o professor e jornalista Ricardo J. Rodrigues, que leciona a unidade curricular de Géneros Jornalísticos.

É o segundo ano consecutivo que Ricardo organiza uma iniciativa deste género, com o objetivo de que os alunos tenham uma experiência de “jornalismo real a trabalhar numa redação” e que ganhem ferramentas que os ajudem, posteriormente, a se inserirem no mercado de trabalho. Este ano, a aposta recaiu no multimédia que, segundo o professor, é a área do jornalismo que tem mais saída profissional.

Para Ricardo J. Rodrigues, a decisão de trazer os alunos ao JPN durante três dias revelou-se pertinente e lógica, no sentido em que considera que “[o JPN] é um site que faz muito bom trabalho jornalístico, sobretudo na área multimédia”.

No ano anterior, o intercâmbio deu-se com o Diário do Alentejo, um jornal regional português. Os alunos compuseram uma edição completa e grande parte de uma edição especial sobre o 25 de Abril. Isso incluiu uma série de reportagens pensadas e trabalhadas por eles, sendo que, uma delas lhes valeu o Prémio de Jornalismo ACM (Alto Comissariado para as Migrações).

Os estudantes vêm ao Porto para ganhar novas experiências e contactos no âmbito jornalístico, mas também, alguns deles, vêm concluir reportagens que já iniciaram em Lisboa. Os temas são bastante variados, mas todos têm um aspeto social forte. De projetos de animação infantil para crianças com cancro no IPO do Porto ao banco de gâmetas do Hospital Santo António, são vários os temas que vão ser explorados.

O jornalista chama a este intercâmbio “um trabalho de campo no Porto” e é o grande impulsionador do projeto. Sobre a continuidade do projeto no futuro, dependerá de como correr este ano. Além de lecionar na Universidade Lusófona de Lisboa, o jornalista também escreve na Notícias Magazine e fez parte da equipa fundadora da revista Focus. Em 2016, venceu o Prémio Gazeta de Imprensa do Clube de Jornalistas, com a reportagem “Um Milagre na Guerra”.

Artigo editado por Filipa Silva