O FC Porto sagrou-se, faz este sábado 30 anos, campeão europeu pela primeira vez na sua história. Para quem viveu de perto a conquista, foi uma noite inesquecível. O JPN esteve à conversa com Gomes Amaro, jornalista que durante anos acompanhou os azuis e brancos em Portugal e no estrangeiro.

O emblema do FC Porto alcançou, pela primeira vez, a ribalta do futebol europeu há 30 anos. A equipa, comandada por Artur Jorge, e com a magia de Madjer e Futre chegou a Viena e, no antigo estádio Pratter, surpreendeu tudo e todos ao derrotar o “gigante” Bayern Munique. Quem não se lembra do calcanhar de Madjer? Quem não recorda que o capitão João Pinto não dava a taça a ninguém?

O luso-brasileiro recorda com emoção a final de Viena.

O luso-brasileiro recorda com emoção a final de Viena. Foto: Filipe Balreira

Gomes Amaro, antigo jornalista da rádio “Quadrante Norte”, esteve presente na noite de 27 de maio de 1987 em Viena. O antigo relatador acompanhou o FC Porto a todo o lado e guarda histórias e memórias por onde passou.

Ao JPN, o luso-brasileiro recorda a “armada azul e branca” que venceu a antiga Taça dos Campeões Europeus, o trajeto até à final e o jogo da consagração. Um encontro que acaba por comparar à história do gato e do rato.

O mítico golo do calcanhar de Madjer. Foto: The Football Ramble