No orçamento da UE proposto esta terça-feira, para o próximo ano, a Comissão Europeia apresentou um projeto que visa incentivar a criação de mais postos de trabalho, sobretudo para jovens, e encorajar o crescimento e os investimentos estratégicos. As autorizações, que são os recursos que podem ser acordados por via contratual durante um determinado ano, atingem os 161 mil milhões de euros.

Oferecer melhores oportunidades de trabalho aos jovens é um dos pontos em que a Comissão pretende investir. Segundo a proposta de orçamento apresentada, vai haver um incremento no programa “Erasmus +”. O projeto prevê um investimento de 2,3 mil milhões de euros para o efeito, o que perfaz um aumento em 9,5% relativamente ao ano passado.

Aquele programa pretende melhorar as capacidades e competências dos estudantes através da implementação de objetivos estratégicos nos domínios da educação, formação, juventude e desporto. Por outro lado, através do “Erasmus +” há um incentivo à melhoria qualitativa nas instituições/organizações ativas nos setores de atuação.

A Iniciativa para o Emprego dos Jovens, criada para apoiar os jovens que viviam em regiões que, em 2012, registavam uma taxa de desemprego superior a 25%, também vai continuar a ser sustentada pela UE. Até ao final de 2016, cerca de 1,6 milhões de jovens beneficiaram de ações daquela iniciativa.

Tendo em conta a alta taxa de desemprego jovem, a iniciativa vai contar com um montante adicional de 1,2 mil milhões de euros para o período de 2017/2020. No projeto de orçamento para 2018 são incluídos 233 milhões de euros, enquanto que 500 milhões passam para o orçamento retificativo de 2017.

Ainda no âmbito da melhoria de oportunidades para jovens, foi discutido o projeto Corpo Europeu de Solidariedade. A Comissão propôs um orçamento próprio e a base jurídica do programa com o objetivo de permitir a participação 100 mil habitantes europeus até 2020. No total, a intervenção no Corpo Europeu de Solidariedade vai situar-se nos 324 milhões de euros, 89 milhões dos quais para o próximo ano.

Aquela possibilidade permite aos jovens fazerem voluntariado e participarem em estágios, assim como receberem ofertas de emprego, de duração compreendida entre dois e 12 meses.

O comissário responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, Günther H. Oettinger, afirmou: “Procuramos garantir que um maior número de jovens europeus possam encontrar trabalho e que sejam efetuados mais investimentos importantes no terreno. A vontade de apresentar resultados concretos e de fazer a diferença na vida quotidiana dos europeus continua a ser o motor de todas as iniciativas da UE”, pode ler-se no comunicado da Comissão Europeia em Portugal.

Artigo editado por Rita Neves Costa