Estudo da Eurostat revela que Portugal está entre os países com menor número de famílias numerosas. Dados que contrastam com realidade da Irlanda, país com maior percentagem de famílias com três ou mais filhos.

Na Irlanda, 27% das famílias com filhos têm três ou mais crianças o que faz deste país aquele da União Europeia (UE) a 28 com a mais alta percentagem de famílias numerosas, 187 mil, no total. Logo a seguir estão a Finlândia (20%), a Bélgica (19%) e França, Holanda e Reino Unido (17%). Portugal está na cauda desta tabela, com apenas 6% dos agregados com filhos a serem formados por três ou mais crianças (cerca de 89 mil famílias).

Número de famílias e respectivo número de filhos

É também na Irlanda que se verifica a maior percentagem de casas com crianças ao encargo, 41% do total. Considerando apenas uma ou mais crianças, a percentagem de Portugal também sobe, chegando aos 36% de lares com crianças (percentagem igualada por Malta e Eslováquia).

Já em países como a Alemanha e Finlândia (22%), apenas um quinto da população tem filhos no núcleo familiar. Na Suécia (25%) e na Grécia (27%), o número de famílias com crianças também está abaixo dos 30%.

Em 2016, a UE registava 220 milhões de famílias, sendo que um terço (65,6 milhões) tinha filhos a cargo. De registar também que nesse ano, 15% dos agregados eram constituídos por um pai ou mãe solteiro com uma ou mais crianças.

Os dados do Eurostat foram divulgados esta quarta-feira a propósito do 1 de junho, Dia Mundial da Criança mas também Dia Mundial dos Pais (Global Parents Day, na sigla inglesa).

% jovens na população total

Artigo editado por Filipa Silva