Com 41 anos de existência celebrados nesta quarta-feira, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) continua a ser a única faculdade pública nacional a conferir o grau de licenciado em Ciências da Nutrição. Pedro Moreira é o atual diretor da faculdade. Na sessão de abertura das comemorações, na Reitoria da Universidade do Porto (UP), o professor anunciou que as novas instalações da FCNAUP vão ganhar forma em 2018.

Passado pouco mais de quatro décadas, a FCNAUP continua sem casa própria. Atualmente, a faculdade funciona na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde se encontram os órgãos de gestão e o “barraco”, polivalente. Além disso, os estudantes têm aulas distribuídas também por outras faculdades, como é o caso das Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

O JPN falou com Beatriz Araújo, aluna do 3º ano da licenciatura em Ciências da Nutrição e membro da Associação de Estudantes (AEFCNAUP). “Andamos há imenso tempo a mudar de instalações, mas o projeto acaba sempre por não ser oficialmente aprovado”, explicou.

Beatriz destaca como pontos positivos o facto de serem uma faculdade pequena, o que acaba por os tornar “um pouco família e a partilha de informação é completamente diferente”. Por outro lado, conta que “é pena não termos um espaço mesmo nosso, mas acabamos por ter acesso a tudo aquilo que precisamos para uma boa formação”.

Segundo o portal de notícias da Universidade do Porto, em 2014, a FCNAUP deveria ter sido transferida para o antigo edifício do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), junto ao Hospital de Santo António, no ano passado. No entanto, tal não se verificou.

Na sessão de quarta-feira, Pedro Moreira revelou que o projeto para a nova mudança de instalações está a avançar. Segundo o diretor da FCNAUP, a consignação do projeto está prevista para janeiro do próximo ano. As obras vão ter a duração esperada de seis a oito meses, com conclusão entre agosto e setembro de 2018.

As novas instalações da FCNAUP vão ser no Campo Alegre, perto do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).

Na sessão comemorativa, houve ainda tempo para a conferência “Relacionamento  entre a Academia e a Sociedade Civil e Empresas”, com a intervenção de Tiago Brandão, antigo aluno da FCNAUP e atual diretor de recursos humanos da Unicer.

A tarde foi, igualmente, preenchida com a entrega das insígnias aos novos doutorados da FCNAUP e de prémios aos melhores estudantes da licenciatura em Ciências da Nutrição e uma homenagem aos colaboradores da faculdade com 25 anos de serviço. A sessão de encerramento ficou a cargo do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Artigo editado por Rita Neves Costa