A Universidade do Porto está no 301º lugar do QS World University Ranking, um dos mais prestigiados rankings de universidades ao nível global. A instituição da Invicta subiu 22 posições face ao resultado alcançado no ano passado, distinguindo-se como a melhor posicionada entre as universidades portuguesas. A Universidade de Lisboa, a maior universidade portuguesa desde a fusão com a Técnica em 2013, é a segunda melhor nacional (lugar 305, 25 lugares acima da lista do ano passado).

Este é o quinto ano consecutivo em que a Universidade do Porto aparece como a melhor portuguesa na lista, tendo subido 42 posições na classificação nos últimos cinco anos.

O ranking, que engloba mais de 950 universidades do mundo, baseia-se na avaliação de seis indicadores. A reputação académica é o que pesa mais na equação. Mas são também avaliados aspetos como a reputação junto dos empregadores, o rácio estudante/faculdade, citações em trabalhos de investigação ou o rácio de estudantes internacionais.

A Universidade do Porto posiciona-se no 220º lugar ao nível reputação académica e no 238º no que toca à reputação entre os empregadores. A Universidade do Porto conquista a melhor representação portuguesa no número médio de citações por docente, ocupando o 208º lugar entre as melhores no panorama mundial.

O ranking promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS) na página que dedica à Universidade do Porto destaca o “excecional nível de qualificação do corpo docente” – com cerca de 82% de doutorados – as condições laboratoriais, as relações próximas com o tecido económico e a formação de alta qualidade “largamente reconhecida pelos empregadores”.

Na classificação geral, destaque para a liderança do Massachussets Institute of Technology (MIT) que já leva seis anos na primeira posição do ranking. Uma lista dominada pelas universidades norte-americanas – 11 nas primeiras 20. Quem está a ceder terreno são as instituições britânicas, com 51 das 76 listadas a recuarem, pelo menos, uma posição.

O QS World University Ranking é ordenado com base nas respostas de  75 mil académicos e mais de 40 mil empregadores.

Top 10 QS World University Ranking
1. Massachussets Institute of Technology (MIT)
2. Stanford University
3. Harvard University
4. California Institute of Technology (Caltech)
5. University of Cambridge
6. University of Oxford
7. University College London (UCL)
8. Imperial College London
9. University of Chicago
10. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology

301. Universidade do Porto
305. Universidade de Lisboa
361. Universidade Nova de Lisboa
401-410 – Universidade de Coimbra
501-550 – Universidade de Aveiro
651-700 – Universidade Católica Portuguesa
651-700 – Universidade do Minho