O reitor Sebastião Feyo de Azevedo aceitou receber esta tarde, pelas 16h00, em audiência, três estudantes de Ciências da Comunicação e um ex-estudante do curso para ouvir o que têm a dizer sobre a mudança da parte da licenciatura e da totalidade do mestrado de Ciências da Comunicação para as instalações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Campo Alegre, no próximo ano letivo. As duas formações funcionam atualmente, e desde que a licenciatura foi criada no ano 2000, na Praça do Coronel Pacheco.

Os estudantes pediram a audiência esta segunda-feira, tendo recebido hoje, pela hora de almoço, a resposta da Reitoria. Nesta audiência vão expor os motivos que os levam a discordar da mudança acertada pelos diretores das quatro faculdades que gerem o curso – Belas Artes, Economia, Engenharia e Letras. Vão também deixar críticas ao modo como o processo foi conduzido. Os estudantes queixam-se de não terem sido consultados no processo.

Ao reitor vão entregar duas cartas: uma igual àquela que deixaram nas mãos da diretora da Faculdade de Letras, Fernanda Ribeiro, no dia 24 de maio, quando a responsável veio ao polo de Ciências da Comunicação informar os alunos da decisão de mudança. Além desta, vai ser ainda entregue outra missiva, assinada por mais de 300 ex-alunos do curso, solidários com a posição dos atuais estudantes, na defesa pela permanência da formação na Praça Coronel Pacheco.

Para as 17h00, os estudantes têm marcada uma concentração na Praça do Coronel Pacheco. Seguem depois, em marcha lenta, vestidos de negro, até à Reitoria, na Praça Gomes Teixeira.

O JPN é o jornal digital dos cursos de Ciências Comunicação da Universidade do Porto.