A organização chama-lhe o ano zero. A primeira edição do Festival Matéria será só em 2018, mas este ano já se pode sentir o tom deste novo evento dedicado à música eletrónica.

É no Base, situado nos jardins que dão teto à Praça de Lisboa, que o festival vai ter lugar a 2 de julho. A música vai estender-se das 14h00 às 24h00.

Os destaques da programação vão para Kamaal Williams Ensemble, em live, com o álbum “Black Focus”. Também live, vai passar pelo festival Tosca que anda em digressão com um novo álbum “Going Going Going”.

Na versão a solo, Richard Dorfmesteir, membro de Tosca, vai ter um DJ set. Herbert Quain, Celeste Mariposa e Marco Coelho também constam do alinhamento.

A produção do evento está a cargo do Base Porto, Circus Network, NEOPOP Elecronic Musica Festival e Plano B. Em 2018, o plano é que o festival ocupe um jardim urbano da cidade, mais do que um dia, com mais atividades e artistas no programa. Para a edição deste ano, o bilhete custa 15 euros em pré-venda e 20 euros no dia do evento.