São João no Porto é sinónimo de gente na rua. Tanta que a marginal fecha à circulação automóvel logo depois das 20h00. Não vai faltar palco para o bailarico na noite de São João.

A noite de São João é a mais longa do ano na Invicta. Milhares de pessoas são esperadas nas ruas da Baixa e do Centro Histórico da cidade. Como tal, a Câmara Municipal do Porto preparou um plano de mobilidade que implica cortes integrais de circulação automóvel em algumas vias.

Na marginal do Douro, por exemplo, os carros estão impedidos de passar a partir das 20h00 no troço compreendido entre a Rua D. Pedro V até ao Freixo. A partir das 18hoo também é encerrado à circulação automóvel o tabuleiro inferior da ponte Luiz I, estrutura central do tradicional espetáculo piromusical da noite de São João.

Ao todo, estão previstos 16 minutos de fogo de artifício e música, este ano com o tem “Danças do Mundo”. A novidade, de acordo com a organização, é a de um ecrã pirotécnico que vai ocupar todo o arco da ponte e o uso de um sistema laser RGB que vai complementar os efeitos pirotécnicos. As autarquias do Porto e de Gaia repartem os custos do espetáculo orçado em mais de 50 mil euros.

Também a partir das 20 horas de 23 e durante a madrugada de 24, há condicionamentos de trânsito no perímetro do centro da cidade, na área delimitada pelas ruas de D. Pedro V, Álvares Cabral, Gonçalo Cristóvão ou S. Victor, entre outras. A Câmara desenhou um mapa que ajuda a perceber esses condicionamentos.

Quanto à diversão, que é a que marca o tom da festa, não vai faltar a música e o típico bailarico um pouco por toda a zona Ribeirinha. Na zona Oriental da cidade, a festa faz-se na Estação de Recolha dos STCP em São Roque da Lameira. Mas o grande destaque vai para a Avenida dos Aliados onde atuam Os Trabalhadores do Comércio e os GNR, estes últimos a partir da 01h00. O palco dos Aliados tem ainda agendados para sábado os concertos de Marta Ren e dos Clã.

Para tanto movimento, a rede de transportes foi reforçada. Metro, STCP e CP têm serviços especiais esta noite.