Rui Moreira tinha avisado que antes do São João não avançaria com a candidatura às Autárquicas de outubro. Passada a festa, o movimento pelo qual foi eleito – “O Nosso Partido é o Porto” – fez saber que, no próximo sábado, o autarca arranca a campanha eleitoral, com a apresentação da sua candidatura a um segundo mandato na Câmara Municipal do Porto.

E se em 2013 o mercado Ferreira Borges foi o local escolhido, desta vez é nos Jardins do Palácio de Cristal que Rui Moreira se vai apresentar aos portuenses. Será pelas 17h00.

O atual presidente da Câmara do Porto, o primeiro independente a ser eleito para a autarquia, vai ser assim o quarto candidato oficial à edilidade.

Concorrem ainda Álvaro Almeida, pelas listas do PSD/PPM, Ilda Figueiredo, pela CDU e João Teixeira Lopes, pelo Bloco de Esquerda, no lugar de João Semedo que se viu obrigado a afastar-se da campanha por razões de saúde.

É ainda certa a candidatura de Manuel Pizarro, pelo PS. O ex-vereador da Habitação e Ação Social, número dois do Executivo camarário até há cerca de dois meses, vai concorrer em nome próprio depois da rutura do acordo de governação que juntou o movimento de Rui Moreira e os socialistas no pós-eleição de outubro de 2013.

O movimento de Rui Moreira venceu as eleições autárquicas de 2013 com 39,25% dos votos (mais de 45 mil votos), seguido pelo PS com 22,68% (mais de 26 mil votos) e do PSD com 21,06% (mais de 24 mil votos). A CDU foi a quarta força mais votada com 7,38% dos votos e o direito a um mandato autárquico no Executivo.