O escritor ainda não recebeu a informação "oficialmente", mas declara-se "muito grato" pela distinção. Consulte a lista completa de personalidades e entidades distinguidas este ano pela Câmara do Porto.

O escritor Richard Zimler, natural dos Estados Unidos, há 27 anos residente no Porto, vai receber a 9 de julho, a Medalha Municipal de Honra da Cidade do Porto.

O título é o mais alto título atribuído pela autarquia e confere ao agraciado o título de “Cidadão do Porto”. Edgar Cardoso, Manoel de Oliveira, Eugénio de Andrade ou Rosa Mota são algumas das personalidades que já receberam a distinção.

Contactado pelo JPN, Richard Zimler confessou que ainda não tinha sido informado “oficialmente” da atribuição, mas estava a par porque “vários amigos” lhe fizeram chegar “links para sítios que divulgaram a notícia”.

Ainda à espera, mas “muito honrado”. O escritor, também jornalista e professor, assume-se “agradavelmente surpreendido e muito grato”. “Nunca pensei que a cidade do Porto me atribuísse a Medalha de Honra”, remata.

Já viajou muito e viveu em muitos sítios, de Nova Iorque à Califórnia, mas é no Porto que mora. Já lá vão muitos anos: “Depois de 27 anos, é a minha casa”, diz.

Hoje olha para a Invicta com um misto de surpresa e de preocupação. “Como qualquer portuense, fico surpreendido agradavelmente com o dinamismo da cidade porque durante muito tempo a Baixa era um deserto. E de repente nos últimos cinco ou seis anos houve um renascimento do Porto e a baixa está quase sobrecarregada de gente, com turistas, residentes, cafés, restaurantes, lojas, com centros de cultura. É inacreditável! Obviamente estou muito contente, mas estou também muito preocupado porque o Porto não é uma cidade muito grande e a Baixa não é um centro histórico enorme.” Entende que é preciso planeamento e estratégia política para lidar com a questão.

Como se de uma obra se tratasse, esta também tem direito a dedicatória: “O prémio é dedicado aos meus leitores e amigos do Porto, porque são eles que me dão energia para continuar a escrever”.

“O Evangelho Segundo Lázaro” é o romance mais recente do escritor que assinou obras como “O Último Cabalista de Lisboa”, “Os Anagramas de Varsóvia” ou “Meia-noite ou O Fim do Mundo”, este último com o Porto oitocentista em pano de fundo.

A lista de agraciados com as medalhas municipais deste ano foi aprovada por unanimidade esta terça-feira pelos vereadores da Câmara Municipal do Porto. Entre os distinguidos está também o bispo D. Januário Torgal Ferreira, o historiador Joel Cleto ou o ex-vereador, agraciado a título póstumo, Manuel Sampaio Pimentel.

Medalha Municipal de Honra da Cidade
Richard Zimler

Medalha Municipal de Valor Desportivo – Grau Ouro
Clube Desportivo de Portugal
Clube Infante Sagres
Domingos Gomes
Fernando Amorim (Ni Amorim)
Mário Barros
União Académica António Aroso

Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro
Ach Brito/ Claus Porto
Albuquerque Mendes
Álvaro Mendonça e Moura
Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto
Associação de Comerciantes do Porto
César Castro
Henrik Clausen
D. Januário Torgal Ferreira
Joaquim Augusto Ribeiro Sarmento
Joel Cleto
José Neves
Mama Help
Manuel Moreira de Sampaio Pimentel (a título póstumo)
Manuel Silva Araújo
Patrício Soares da Silva
Rui Ochôa

Medalha Municipal de BOns Serviços – Grau Prata
Adelina Seabra Soares dos Santos Carvalho
Eulália da Conceição Soares de Oliveira Miranda Pinto
Maria Aurora Fernandes de Almeida Cruz