A empresa Metro do Porto recorda que os utentes têm até 16 de julho para trocar de forma gratuita o Andante antigo pelo atual, nas Lojas Andante e agentes PAGAQUI. Até ao momento, terão sido já trocados 570 mil cartões.

Se ainda guarda na carteira antigos cartões Andante, a Metro do Porto recorda que o prazo para trocar esse cartão pelo novo, sem custos, termina a 16 de julho próximo. Os utentes podem fazê-lo em Lojas Andante e em agentes PAGAQUI.

Os novos Andantes estão em circulação desde janeiro deste ano e vieram substituir os anteriores, que se mantinham desde que o sistema de título intermodal foi criado para a Área Metropolitana do Porto, em 2002. Razões de atualização tecnológica e de segurança tornaram necessária a mudança.

O Andante de cartão passa a ter uma validade de um ano. Já os cartões de plástico, conhecidos como passes, duram cinco anos. Para estes últimos, o prazo de troca estende-se até 16 de janeiro do próximo ano, altura em que se completa um ano sobre a introdução da nova bilhética.

De acordo com a Metro do Porto, já foram trocados mais de 570 mil títulos, sendo que no 15 anos do sistema foram vendidos 15 milhões de Andantes.