Os termos do concurso público que servem de base à obra de construção do novo Centro de Saúde de Ramalde foram publicados esta quarta-feira em Diário da República.

As obras, no valor de 750 mil euros, vão decorrer no âmbito de um acordo alcançado em setembro do ano passado entre a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Saúde e que visam as populações de três áreas distintas da cidade.

Se por um lado, a autarquia assume a construção da nova Unidade de Saúde de Ramalde, o Ministério da Saúde assumiu, pela sua parte, a requalificação da Unidade de Saúde da Batalha e a construção de um novo centro de Saúde me Campanhã, a instalar na antiga escola do Cerco.

De acordo com o comunicado da autarquia, a requalificação na Batalha já está em curso.

“O novo Centro de Saúde de Ramalde ficará localizado num edificado inacabado, propriedade do município, junto às ruas D. Estevão da Gama e D. Diogo de Noronha”, informa a autarquia. A obra, de acordo com o anúncio de concurso público, tem uma duração estimada de oito meses.

Campanhã também vai ter novo centro

Ainda esta quarta-feira, foi também anunciado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que a Unidade de Saúde Familiar “Novo Sentido”, a funcionar na Rua Matias de Albuquerque, em Campanhã,  vai ser transferida para novas instalações.

Em comunicado, a ARS-Norte explica que o compromisso financeiro já foi assumido pelo Governo e publicado em Diário da República e decorre do facto de a atual unidade funcionar em “instalações exíguas e de acessibilidade desadequadas”.

A Câmara do Porto e a ARS já tinham assinado um protocolo nesse sentido com o objetivo de dotar a população de referência – os cerca de 14 mil utentes servidos pela USF “Novo Sentido” e antiga Extensão de Saúde do Ilhéu -, bem como os profissionais que ali desenvolvem a sua atividade, com “um equipamento que, para além de moderno, humanizado e devidamente equipado, pudesse responder às reais necessidades”.

“O protocolo visa também transformar parte das instalações abandonadas da antiga Escola do Básica e Secundária do Cerco e contribuir, assim, para a qualificação da zona oriental da cidade”, explica ainda o comunicado da autarquia.

O investimento neste projeto está estimado em 1,5 milhões de euros, e terá apoio de fundos europeus através do Programa Operacional Portugal 2020 em 85%.

De acordo com o projeto aprovado, as futuras instalações vão incluir dois módulos – um de Saúde Familiar (com nove gabinetes médicos, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, dois gabinetes de vacinas e injetáveis e quatro gabinetes de Saúde Materna/Infantil) e outro que será destinado a Cuidados na Comunidade (com três gabinetes médicos, um polivalente e um de enfermagem).