Celebrar e apresentar à cidade, o que de melhor se faz em áreas como a tecnologia, música, performances, arte e gastronomia. É este o grande objetivo do Startup FEST que este ano celebra a segunda edição. O palco repete-se: é frente à Reitoria da Universidade do Porto, na Praça dos Leões, que a festa vai decorrer, a partir das 12h00 de sábado.

A grande novidade desta edição é a atribuição do prémio de “Startup do Ano” e são conhecidos os nomes das três empresas que concorrem ao lugar: Hype Labs, Wisecrop e Facestore. A escolha será feita com base em critérios como o caráter inovador, os resultados e o potencial de crescimento de cada um dos projetos.

A apresentação do evento fica a cargo de um rosto conhecido dos ecrãs nacionais. Filomena Cautela vai conduzir o evento que, a partir das 16h00, se vai dedicar a olhar o panorama do empreendedorismo no Porto, ao nível das tendências e dos impactos. Vão participar dessa discussão Maria Manuela Marques, da Ibersol, Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, Ricardo Luz, administrador da Instituição Financeira de Desenvolvimento, e Filipe Araújo, vereador da Câmara Municipal do Porto com a pasta da Inovação e Ambiente.

Na Praça Gomes Teixeira vai ficar também instalada a área Marketplace, destinada à apresentação pública e promoção das startups mais disruptivas da cidade. De acordo com a organização, o Startup FEST vai reunir, no espaço, dezenas de projetos empreendedores, que passam pela ourivesaria e acessórios, arte e pintura, performances artísticas e tecnologia.

O programa completo está disponível no site do evento. O Startup FEST é organizado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP), com o apoio da Fundação Amadeus Dias e do Santander Universidades.