Já estão definidos os caminhos das equipas portuguesas no 12º Campeonato da Europa de Futebol Universitário. O sorteio foi realizado na tarde deste domingo no Pólo Zero, no âmbito da reunião técnica efetuada entre todos os participantes do evento. Ao todo, estão reunidos 14 países, 26 instituições de Ensino Superior e 550 atletas, distribuídos por 15 equipas masculinas e doze femininas.

Católica faz apenas duas partidas, AAUM só joga em Ramalde

O torneio masculino de futebol de 11 desenha número ímpar, devido à desistência do campeão polaco antes da abertura das hostilidades. Ou seja, existem três grupos de quatro emblemas e uma outra série com três clubes. Portugal é o país mais representado, com três instituições. Duas apuraram-se diretamente: a Universidade de Évora (U. Évora), enquanto campeã nacional universitária da modalidade, e a Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional do Porto (Católica Porto). Esta última surge na qualidade de anfitriã, por ter sido a equipa da cidade do Porto que melhor classificação obteve no Campeonato Nacional Universitário da modalidade – foi quarta classificada.

No quadro masculino, Portugal tem ainda a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), campeã europeia nos Jogos Universitários Europeus de 2016 – feito inédito para o desporto português. Por si só, o título conquistado em solo croata não concede acesso direto, já que os regulamentos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) dão prioridade aos campeões nacionais.

Em todo o caso, os campeões em título são convidados a participar, caso seja deixada alguma vaga em aberto por algum país europeu. Assim aconteceu. Aliás, é por esta razão que alguns países vão ter mais do que uma equipa. Casos da Alemanha (apenas no certame feminino) e da França (nas duas grelhas competitivas), que aproveitaram vagas para poder inscrever os segundos classificados dos seus campeonatos nacionais.

Ora, a U. Évora foi a primeira equipa lusa masculina a entrar em ação. Os alentejanos calharam no grupo B, tendo a particularidade de disputar todos os encontros da fase de grupos no Complexo Desportivo de Ramalde, vulgo campo do INATEL, no Porto. Por lá também passa a AAUM, mas apenas na segunda jornada do grupo D. Nas outras, o conjunto bracarense atravessa o Complexo Desportivo de Leça da Palmeira, tipicamente conhecido como Campo da Bataria, para medir forças contra romenos e russos.

Já a Católica Porto foi integrada na série A, a única que apresenta três equipas. Por ser número ímpar, a cada jornada haverá sempre uma instituição a folgar. Sendo assim, o sorteio ditou que a faculdade portuguesa só arrancaria a competição na segunda ronda. Pela frente terá dois adversários escandinavos, com os jogos a serem disputados no Complexo Desportivo da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia.

Raparigas da UP e do IPP em Leça

No feminino, apresentam-se doze equipas de futebol de 7. Com as cores nacionais aparecem as formações da Universidade do Porto (UP) e do Instituto Politécnico do Porto (IPP). A primeira é campeã nacional em título, a segunda é vice-campeã e chega a este campeonato para ocupar a vaga de equipa anfitriã.

A UP ficou sorteada no grupo A, para medir forças com a Norwegian School of Economics e a universidade suíça de Berna. Folga à segunda jornada, enquanto o IPP goza da pausa na primeira ronda, para depois enfrentar as universidades alemã e francesa de Bochum e Montpellier, respetivamente. Todos os jogos decorrem no Campo da Bataria.

Contas feitas, os relvados de Custóias e do Candal não vão receber equipas nacionais. A primeira fase do Europeu Universitário decorre até à próxima quarta-feira. Passam às eliminatórias finais os dois primeiros de cada agrupamento, que vão decidir a classificação final até ao último dia de prova.