De 23 a 30 de julho, é a cidade do Porto que recebe as provas europeias de futebol universitário. A cerimónia de abertura do 12º Campeonato Europeu realizou-se este domingo na Avenida dos Aliados e contou com a presença de atletas, treinadores, dirigentes e demais convidados, incluindo o reitor da Universidade do Porto (UP), Sebastião Feyo de Azevedo.

“Estamos de braços abertos para vos recebermos a todos no ponto mais oeste da Europa”

Foi a Ana Luísa Ferreira que coube a tarefa de realizar o discurso de abertura da cerimónia. A presidente da Federação Académica do Porto (FAP) deixou uma mensagem de boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do fair play na competição e a hospitalidade portuguesa. “Hoje o desporto universitário é um fio de esperança, é uma forma de diálogo entre nações e um caminho para a paz”, referiu.
Já o dirigente máximo da Federação Portuguesa de Desporto Universitário (FADU) mencionou na sua mensagem a dimensão deste tipo de eventos. Não só no futebol, visto que Portugal já albergou nos últimos anos outras provas desportivas de ensino superior. “Só em futebol universitário europeu, Portugal acolhe mais de 500 atletas, 27 equipas de 25 países diferentes. Este campeonato, juntamente com o de
taekwondo, karaté e judo, promove o nosso país e estreita a ligação entre o desporto e a educação. Por isso, a organização destes eventos é algo que queremos ver afirmada internacionalmente”, vincou Daniel Monteiro.
O representante da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), foi também chamado a discursar. Antes de convidar ao palco o reitor da UP para declarar aberta a competição, Antony Patrol deixou reconhecimento ao staff da competição e desejou sucesso às equipas. “Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os membros e voluntários da organização deste evento pela excelente preparação neste evento. Compitam sempre com respeito e paixão. Desejo a todos boa sorte!”, concluiu.
Feitos os discursos, representantes dos atletas, árbitros e restantes oficiais comprometeram-se em nome de todos a respeitar os valores do fair-play e do desportivismo. A cerimónia encerrou com números musicais da autoria da Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
O Campeonato da Europa de Futebol Universitário decorre até ao próximo domingo na zona do Grande Porto. A prova vai ser disputada em cinco relvados, espalhados pelos concelhos de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Ao todo há cinco equipas portuguesas: três no torneio masculino (Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional do Porto, Universidade de Évora e Universidade do Minho), duas no quadro feminino (Instituto Politécnico do Porto e Universidade do Porto).