Em solo nacional, as equipas lusas deixaram escapar as medalhas. As instituições do Porto e de Évora atingiram o quinto posto nos quadros feminino e masculino. Dentro das formações portuenses, a Universidade Católica garantiu o sétimo lugar e o Politécnico marcou a sua estreia com a oitava posição.

Destaque para as equipas francesas: quatro nas meias-finais, duas a lutar pelo título e uma vencedora no quadro feminino. Montpellier leva o troféu para casa após uma vitória diante das espanholas de Valência, enquanto a instituição de Kuban se superiorizou à congénere gaulesa de Lille.

Campeões nacionais com a melhor performance portuguesa

Católica e Évora fecharam a competição no top-8, depois de terem perdido nos quartos-de-final contra Noruega e Lille, respetivamente. Os portuenses sofreram uma derrota por 3-1, ao passo que os alentejanos perderam pelos mesmos números, mas no desempate por grandes penalidades. Afastados da discussão das medalhas, a Universidade de Évora registou vitórias frente a Basileia (2-1) e Bochum (1-1, 5-3 nos penáltis), para fechar no quinto lugar. Já a Católica perdeu com os germânicos (4-1), mas segurou a sétima melhor marca, em virtude da desistência dos helvéticos de Basileia.

Afastada as eliminatórias finais, a Universidade do Minho venceu os finlandeses do Jyvaskyla (2-1) e consentiu desaires perante as instituições de Timisoara (3-0) e Balikesir (1-0). Ou seja, os campeões europeus dos Jogos Universitários de 2016 encerram a participação no 12º posto. No topo da variante masculina, russos e franceses discutiram a medalha de ouro. Kuban venceu a formação de Lille no prolongamento, muito por culpa do guarda-redes francês Ulric Cremers. Após empate a uma bola nos 90 minutos, Oleg Pravilo bisou a cinco minutos do final do tempo extra. O terceiro lugar ficou para outra equipa gaulesa: Bordéus, que goleou (6-0) a instituição norueguesa.

Mal menor para a Universidade do Porto

No quadro feminino, Universidade do Porto (UP) e Instituto Politécnico (IPP) não resistiram aos quartos-de-final. Ambas sofreram goleadas: 4-0 perante Toulouse III – Paul Sabatier e Valência, respetivamente. Remetidas à luta entre o quinto e o oitavo lugares, as duas formações portuenses defrontaram-se em Leça da Palmeira, tendo a UP vencido por 5-3.

No último dia de competição, a Universidade do Porto bateu a instituição Técnica de Munique nos penáltis (2-1), após uma igualdade a duas bolas no tempo regulamentar. Desta forma, assegurou o quinto posto do quadro das mulheres, não conseguindo defender o título alcançado há dois anos em Osijek, na Croácia. Já o IPP perdeu pela margem mínima (3-2) frente à escola económica norueguesa e pautou a estreia no Europeu Universitário de futebol com o oitavo lugar.

Voltando à luta pelas medalhas, as universidades de Valência e Montpellier discutiram este domingo a final em Ramalde. As gaulesas, galvanizadas pelo instinto matador de Marie-Charlotte Leger – doze golos em quatro jogos – não vacilaram e derrotaram a equipa espanhola por 7-1. Foi o primeiro título da categoria conquistado pela formação do sul de França. Toulouse encerrou o pódio, ao bater (4-2) a Sibéria no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

Invasão francesa na atribuição dos prémios

Além das quatro equipas gaulesas presentes nos pódios masculino e feminino do torneio, as comitivas francesas dominaram os prémios individuais. As campeãs de Montpellier juntaram ao ouro as distinções de melhor marcadora da competição (Marie-Charlotte Leger, com 12 golos em quatro encontros) e de melhor guarda-redes (Noemie Cuberes). Ainda na secção feminina, a Universidade de Innsbruck e a Norwegian School of Economics não vão de mão a abanar e erguem o prémio fair-play. A melhor jogadora da competição foi Veronika Capoccia, da Universidade Técnica de Munique.

Do lado dos homens, muito graças à exibição na final, Ulric Cremers (Universidade de Lille) agarra o prémio de melhor guarda-redes. Ainda por terras gaulesas ficará a distinção de melhor marcador, para Bastien Palengat (Universidade de Bordéus), com cinco tiros certeiros. A Andaluzia ainda terá motivos de orgulho: a turma de Almería arrecadou os prémios de fair-play e de melhor jogador do torneio.

Nota da Redação: Por motivos técnicos, não foi possível realizar o acompanhamento ao minuto da final entre as universidades de Kuban e Bordéus. Por isso, pedimos desculpa aos nossos leitores.