O FC Porto continua invencível e com veia goleadora. Este domingo, num final de tarde com temperatura bem acima dos 30 graus, a equipa de Sérgio Conceição derrotou o Moreirense por 3-0 num Estádio do Dragão que voltou a ultrapassar a barreira dos 45 mil espectadores.

Aboubakar foi o homem do jogo, com três golos apontados na baliza adversária. Foi o primeiro hat-trick do camaronês ao serviço do FC Porto e apenas o segundo da carreira.

Os golos valeram três pontos, que asseguram ao Dragão manter-se entre os líderes do campeonato.

O Benfica subiu esta jornada à primeira posição depois dos 5-0 de sábado impostos ao Belenenses, que lhe deram mais um golo marcado que os azuis e brancos. O Sporting – que também venceu por 5-0 no terreno do Guimarães – é terceiro e o Rio Ave, um dos destaques da Liga, é quarto. Têm todos nove pontos.

Valeu pela primeira parte

Antes do apito inicial da partida, o onze dos portistas surpreendeu pela ausência de Ricardo Pereira na lateral direita, onde tem sido o indiscutível titular. Maxi Pereira foi o homem escalado por Sérgio Conceição para o lugar. Razão? De acordo com o técnico azul e branco, um síndrome gripal afastou o português do jogo. Ricardo apareceria no decorrer do encontro na tribuna, próximo do presidente portista, a assistir ao jogo.

E o que Ricardo viu foi a equipa a abrir o marcador aos 18 minutos. Brahimi serviu Alex Telles que, da esquerda, enviou um cruzamento perfeito com resposta a condizer da cabeça de Aboubakar, a marcar na cara de Jhonatan.

Quatro minutos depois, o Dragão voltava a levantar-se para festejar o segundo. De novo Aboubakar, desta feita a pôr termo a uma jogada embrulhada. Óliver atirou contra o guarda-redes. O número 9 do FC Porto aproveitou para aumentar o marcador.

Com tamanha machadada, estava difícil para os comandados de Manuel Machado discutirem o jogo.

O ritmo abrandou depois do segundo golo, mas continuou a vislumbrar-se apenas uma equipa em campo com capacidade para jogar pela vitória.

O terceiro golo apareceu já na segunda parte – de qualidade abaixo daquela evidenciada na primeira – e com mais um de… Aboubakar. O lance nasce na cabeça de Marcano, ainda no meio-campo defensivo do FC Porto, e sobra para o avançado camaronês que foi mais lesto que a passiva dupla de centrais dos cónegos e ficou isolado só com Jhonatan pela frente. Rematou rasteiro, à entrada da área, para o 3-0 final.

Nota positiva para os laterais do FC Porto, Maxi e Alex Telles, muito ativos ao longo da partida; para Óliver que continua a ser o fiel da balança do meio-campo portista e ainda para Marega que não marcou, mas esteve muito perto de o fazer. Se a barra não lhe tivesse negado o remate em jeito que fez aos 72 minutos, era seu um dos golos da jornada.

O FC Porto volta a jogar no próximo domingo. À quarta jornada, os dragões vão deslocar-se ao terreno do Sporting de Braga.

“Não vivemos em função dos adversários”

No final do jogo, Sérgio Conceição, confrontado com as goleadas dos adversários, quis centrar o discurso na equipa que comanda: “Não vivemos em função do Benfica ou do Sporting, mas para potenciar ao máximo aquilo que temos e melhorar todos os aspetos. Esse é o nosso foco”, disse aos jornalistas.

“O importante é ganhar, somar três pontos e chegar ao fim com mais um ponto do que os outros”, afirmou ainda.

Sobre a exibição da equipa, Sérgio Conceição gostou essencialmente dos primeiros 20 minutos: “Entrámos bem e até ao 2-0 houve qualidade, ainda que aqui e acolá tivesse faltado alguma diversidade no ataque. Fizemos dois goos, podíamos ter feito mais”, acrescentou.

“Só importam os três grandes”

O técnico do Moreirense, Manuel Machado, quis centrar a análise fora do jogo e do resultado, que não contestou. Na sua opinião, está cavado um fosse entre os três grandes e os restantes clubes que urge analisar.

Pelo caminho, apontou o dedo em várias direções: “Os presidentes da Liga e da FPF, o secretário de Estado do Desporto e a Imprensa vão ser responsáveis pelo futuro. Ou se promove o equilíbrio ou esta desigualdade vai acabar com o futebol. Só importam os três grandes, o resto é carne para canhão”, afirmou depois do jogo.