No último fim de semana da Feira do Livro do Porto há um motivo adicional para ir até aos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. É aí que o ritual se vai repetir, como acontece há 25 anos: as Noites Ritual oferecem ao público da cidade aquele que pode ser considerado o último dos festivais de verão, nas noites de 15 e 16 de setembro. A entrada é gratuita.

Além dos habituais concertos, há lugar também à feira Ritual, a várias exposições e, este ano, também à apresentação de um documentário sobre a história do festival que comemora meio século.

Em cima do palco – este ano só há palco principal, o que estará relacionado com a coincidência de datas com a Feira do Livro, cujos pavilhões estão instalados na Avenida das Tílias – vão estar Repórter Estrábico e The Legendary Tigerman, na sexta-feira, e Sean Riley & The Slowriders no sábado. No segundo e último dia do festival há ainda lugar a um espetáculo especial de Rita Red Shoes, que vai encerrar o evento, e que tem por objetivo assinalar o quarto de século das Noites Ritual.

O que une todos os projetos musicais em cartaz é terem já atuado nas Noites Ritual. A abertura do evento fica para Repórter Estrábico que além de ter feito parte da edição inaugural do festival, em 1992, fez parte do alinhamento nas edições de 1996, 1999 e 2002.

Ainda na noite de sexta-feira, The Legendary Man vem ao Porto para o seu terceiro Noites Ritual, depois de passagens pelo Palácio em 2004 e 2010.  Desta vez, Paulo Furtado vem acompanhado do baterista Paulo Segadães e do saxofonista João Cabrita. E com novo álbum na forja, com lançamento previsto para janeiro, pode ser que o público do Porto seja brindado com algumas novidades de “Misfit”.

No segundo dia, atual Sean Riley & The Slowriders. A banda de Coimbra teve estreia auspiciosa no festival em 2007, quando ainda não tinham editora. Voltaram em 2010 e no ano passado estavam convocados para uma terceira participação. O concerto seria contudo cancelado devido ao mau-tempo, naquela que foi a primeira vez em que tal aconteceu. Voltam este ano para o espetáculo adiado.

A encerrar a noite e o festival, um concerto de Rita Red Shoes costurado para celebrar os 25 anos de Noites Ritual. A cantora e compositora será acompanhada por uma banda de 11 elementos, formada para a ocasião, e vai revisitar temas e bandas que marcaram a história do festival de que são exemplo Mão Morta, Ornatos Violeta, Deolinda, Clã, The Gift, Capicua, David Fonseca, Blind Zero, Linda Martini ou Virgem Suta, entre outros.

PROGRAMA

Sexta-feira, 15 de setembro
23h00 – Repórter Estrábico
00h30 – The Legendary Tigerman

Sábado, 16 de setembro
23h00 – Sean Riley & The Slowriders
00h30 – 25 anos de Noites Ritual, por Rita Redshoes & The Ritual Band