Portugal somou, esta segunda-feira, a quinta medalha nas Universíadas de Taipé e igualou, em número, o máximo que tinha conseguido, em Belgrado 2009.

Depois do ouro de Francisco Belo no peso e da prata de Rui Bragança no taekwondo, foi a vez de David Ferreira, Marta Onofre e Nuno Borges subirem ao pódio.

Nuno Borges Foto: FADU

Este último, estudante da Mississipi State University, nos Estados Unidos, conquistou esta segunda-feira uma inédita medalha no ténis para Portugal. O jovem de 20 anos chegou às meias-finais depois de quatro vitórias no quadro masculino de singulares. Acabou derrotado por Jason Jung, de Taipé, com um duplo 6-3. Ficou com o bronze.

Já David Ferreira venceu o concurso masculino de salto com vara no domingo ao chegar aos 5,55 metros. O estudante de treino desportivo da Lusófona de Lisboa, passou a trave à segunda tentativa. Falhou depois nos 5,60 – tem como melhor marca pessoal 5,71 metros – mas os 5,55 foram suficientes para lhe dar a medalha de ouro.

Marta Onofre Foto: FADU

Na véspera, e também no salto com vara, Portugal conquistou nova medalha, neste caso de bronze, por Marta Onofre. A saltadora passou a trave nos 4,40 metros e terminou na terceira posição do concurso ganho por Iryna Zhuk da Bielorrússia, com os mesmos 4,40 metros da portuguesa, mas passados à primeira tentativa.

Esta segunda-feira, Francisco Belo procurava a segunda medalha da conta pessoal na final do lançamento do disco, mas terminou o concurso na quinta posição, com um ensaio de 59,78 metros. Ficou a pouco mais de um metro do pódio. Juntou-se assim a Mara Ribeiro (20Km marcha), Cátia Azevedo (400m), Júlio Ferreira (taekwondo) e Samuel Barata (10.000m) no lote de atletas que conseguiram o quinto lugar.

No voleibol masculino, a seleção nacional universitária alcançou os quartos de final, o que a coloca entre as oito melhores da competição. Perdeu, contudo, o primeiro jogo com o Japão e já esta segunda-feira saiu também derrotada do jogo com a Argentina, por 3-0 em sets. Tem um último jogo pela frente, contra a República Checa, na terça-feira, para tentar chegar ao sétimo posto.

Em número de medalhas, Portugal já igualou a sua melhor prestação de sempre numas universíadas. Tal como em Belgrado (2009), a missão portuguesa já tem garantidas cinco medalhas. A diferença é que em Belgrado foram conquistadas três medalhas de ouro (duas para Sara Moreira e uma para Nélson Évora), enquanto em Taipé estão para já asseguradas duas de ouro.

A competição em Taipé termina amanhã, dia 29, estando reservada para o dia 30 a cerimónia de encerramento.