A Red Bull Air Race começa a mexer esta sexta-feira, dia 1 de setembro, e é desde essa data que o evento vai afetar a circulação nas zonas ribeirinhas das cidades de Gaia e do Porto, que acolhem o evento até domingo.

De acordo com a Câmara de Gaia, a realização da prova de obstáculos no Douro vai obrigar à interrupção do trânsito nos dias 1 (9h-19h), dia 2 (8h-19h) e dia 3 (8h-18h) no Tabuleiro inferior da Ponte Luís I, no Largo Luís I, na Avenida Diogo Leite, na Avenida Ramos Pinto, no Largo da Cruz, no Cais de Gaia, no Cais da Fontainha, Cais Capelo e Ivens, Cais do Cavaco, Cais do Lugan e Rua Cabo Simão (a partir da Rua do Registo).

Somam-se a estes, nos mesmos dias e horários, as Ruas Gonçalves Zarco e Rodrigues de Freitas (exceto, em ambas, no caso dos pesados de passageiros), na Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua Diogo Cassels (entre a Avenida da república e a Rua do Jau), a Rua do Jau, Rua Luís de Camões (entre a Rua Cândido dos Reis e a Avenida da República), Rua da Fervença e Rua Pilar.

Estão ainda na lista da autarquia, a Rua General Torees, entre a Rua Dr. Daniel Serrão e o Largo Luís I, a Rua do Choupelo, a Rua do Bairro da CP, Via da Mesiricórdia, Via Rosa Mota, Avenida Manoel de Oliveira, Rua da Praia (desde Abílio de Azevedo até ao Cais do Lugan, exceto a moradores), Rua de São Pedro, do Cavaco, Avenida Mestre José Rodrigues, Rua 28 de Janeiro, Rei Ramiro, Grémio da Prosperidade e André de Castro, nestas quatro últimas do lado nascente da Av. Eng.º Edgar Cardoso.

Por fim, estará interrompido o transito na Rua Pereira da Costa, José Guimarães, José Falcão, Dr. António Granjo, Serpa Pinto, Dom Afonso III, Dona Leonor de Freitas, Valente Perfeito e no sentido descendente da Rua Abílio de Azevedo.

A autarquia adverte ainda que será “proibida a circulação, nos mesmos dias e horários, no perímetro interior delimitado pelos arruamentos assinalados”.

Quanto a estacionamento, está igualmente proibido nos dias 1, 2 e 3 no Cais do Lugan, Cais do Cavaco, Cais Capelo e Ivens, Cais da Fontainha, Cais de Gaia, Avenida Ramos Pinto, Avenida Diogo Leite, Rua Serpa Pinto, Rua do Cavaco, Avenida Mestre José Rodrigues, Rua Rei Ramiro, Rua Pereira da Costa, Rua Cândido dos Reis, Rua General Torres, Via da Misericórdia, Via Rosa Mota e Avenida Manoel de Oliveira.

A Câmara disponibiliza um email para esclarecimentos relacionados com a circulação, trânsito e estacionamento: [email protected]

A Red Bull Air Race estreou-se nas margens do Douro em 2007 e manteve-se no calendário oficial da prova até 2009. Regressa 10 anos após a estreia. São esperados para assistir ao evento cerca de um milhão de pessoas dos dois lados do rio.

Câmara do Porto anuncia postos de informação e linha telefónica de apoio

A Câmara Municipal do Porto informou esta quarta-feira que vão colocar elementos da Polícia Municipal junto aos cortes de trânsito efetuados pela PSP.

A autarquia avança que terá operacionais nos seguintes locais:

– Alameda Basílio Teles com Rua D. Pedro V
– Rua Gonçalo Cristóvão com Rua Faria Guimarães
– Rua Alexandre Herculano com Rua Duque de Loulé
– Praça da Liberdade com Praça Almeida Garrett
– Rua do Ouro com Largo António Calém (Fluvial)

“Nestes pontos, a Polícia Municipal prestará a adequada informação relativamente a percursos alternativos e/ou possíveis acessos ao interior do perímetro de segurança, em coordenação com a Polícia de Segurança Pública”, indica ainda a autarquia.

A partir das 14h00 desta quarta-feira entra ainda em funcionamento um contacto telefónico para prestar esclarecimentos sobre os condicionamentos e cortes de trânsito na Invicta no fim de semana. É o 93 222 51 98, podendo a população usar ainda o email institucional da Polícia Municipal:[email protected].

Artigo atualizados às 14h18 de 30 de agosto de 2017 com informações relativas à cidade do Porto