Metro vai reforçar operação em capacidade e frequência, sobretudo na Linha Amarela. CP tem 500 mil lugares disponíveis. STCP obrigada a várias alterações nas rotas por causa dos condicionamentos de trânsito no Porto e em Gaia.

Com a greve dos maquinistas desconvocada, a Metro do Porto anunciou esta quinta-feira o reforço da sua operação no fim de semana de 2 e 3 de setembro para dar resposta à enorme procura por transportes públicos prevista, em virtude da realização da Red Bull Air Race.

Quer no sábado quer no domingo, “a rede de Metro do Porto funciona com a máxima capacidade”, assegura a empresa. Em todoas as linhas, vão ser introduzidos veículos duplos. A Linha Amarela, que liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, por servir diretamente os principais acessos ao evento vai ter maior frequência de passagens, além da capacidade duplicada.

Entre as 15h00 e as 20h00, as composições deverão circular com uma intervalo de 6 minutos. Também nas linhas A, B, C, E e F, no tronco comum que partilham entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, haverá mais três passagens por hora, acrescentadas ao horário previsto, entre as 15h00 e as 20h00 de sábado e domingo.

Considerando o grande afluxo de utentes esperado para estes dias, a Metro do Porto recomenda a compra  carregamento antecipados dos títulos de viagem Andante.

CP com 500 mil lugares nos comboios Urbanos do Porto

A CP – Comboios de Portugal vai disponibilizar mais de meio milhão de lugares, nos dias 2 e 3 de setembro nos comboios Urbanos do Porto, para responder à procura prevista para a Red Bull Air Race. A oferta corresponde ao triplo da que é disponibilizada num fim de semana regular.

A transportadora, que diz ter realizado nas edições de 2007, 2008 e 2009 aquelas que foram “até à data, as maiores operações especiais, em eventos de curta duração, nos comboios urbanos do Porto”, tem como pontos de acesso privilegiados ao evento as estações de Porto S. Bento, General Torres e Devesas.

Para a operação especial foi criado um bilhete especial, com o custo de 2 euros, por viagem de ida e volta, para compras antecipadas entre 28 de agosto e 1 de setembro. Estes bilhetes são validos para viagens com origem em qualquer estação da rede urbana do Porto e destino a São Bento, General Torres ou Devesas.

STCP com várias alterações de serviço

São muitos os condicionamentos de trânsito previstos para as ruas do Porto e de Gaia para a realização da Red Bull Air Race. Alguns autocarros vão ser obrigados a desviar rotas ou mesmo a interromper a circulação entre os dias 1 e 3 de setembro.

As linhas afetadas são a ZM, ZR, 200, 201, 207, 208, 301, 303, 400, 500, 501, 507, 601, 602, 801, 900, 901, 904, 905 e 906.

A informação sobre o tipo de alterações está em detalhe na página da STCP.