Todos os estudantes matriculados e inscritos no Ensino Superior, público ou privado, que tenham até 23 anos, inclusive, voltam a ter um desconto de 25% nas assinaturas mensais do passe sub-23 nos transportes públicos do Porto e Lisboa. Para os estudantes que beneficiam da Ação Social Direta, o desconto mantém-se mais elevado, na casa dos 60%.

A intenção do Governo de repor o desconto já era conhecida. Esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa, que esteve em Vila Nova de Gaia numa cerimónia que assinalou a compra de 188 autocarros elétricos e a gás para a STCP, anunciou que a portaria que define as novas regras ia ser publicada em Diário da República esta sexta-feira.

A novidade não é bem uma novidade para os estudantes. De facto, o passe sub-23 sofreu alterações desde que foi criado em 2009. Em 2012, o desconto foi cortado de 50% para metade e mais tarde, numa segunda alteração, o desconto passou a ser reservado aos estudantes beneficiários de bolsa ou oriundos de agregados familiares com rendimento mínimo mensal igual ou inferior a 503 euros.

O facto motivou até vários protestos de estudantes a reclamarem a reposição do benefício. As principais operadoras públicas ajustaram-se e hoje já conferem o desconto de 25%. É o caso da Metro do Porto e dos STCP, que concedem esse desconto aos estudantes. No caso da CP, o sub-23 só dá desconto a bolseiros ou a quem faça comprovativo de rendimentos baixos, mas tem uma alternativa, a Assinatura Jovem, que dá 25% de desconto a todos os jovens com menos de 25 anos.