O SEA LIFE Porto está à procura de voluntários para ajudarem numa ação de limpeza da Praia do Castelo do Queijo marcada para o dia 22 de setembro. Com o fim da época balnear, a iniciativa visa a recolha do lixo acumulado no areal e até debaixo de água. No final da limpeza, está prometida uma visita ao SEA LIFE Porto.

A ação tem por obejtivo alertar para a necessidade de preservação dos oceanos e da proteção do meio ambiente.

“Para incentivar os mais distraídos, aos primeiros 60 inscritos, a loja e escola Surf’in Monkeys oferece uma aula de experimentação de surf”, informa o aquário portuense numa nota de imprensa.

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da niversidade do Porto vai aproveitar a oportunidade para alertar sobre o efeito dos microplásticos nos ecossistemas marinhos, numa pequena palestra. Após a ação, todos os voluntários podem ainda visitar o aquário portuense de forma gratuita, e conhecer as criaturas marinhas que habitam este centro.

No ano passado, esta iniciativa, que decorreu então na Praia Internacional, reuniu 75 voluntários que recolheram 280 quilos de lixo. Os principais materiais recolhidos foram garrafas, tampas, maços de tabaco e sacos de plástico. As inscrições são online.