António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, faleceu esta segunda-feira, pelas 9h30, na Casa Episcopal da diocese, vítima de ataque cardíaco. Tinha 69 anos.

“Cumpre-nos o dever de comunicar, com enorme pesar, a toda a Diocese do Porto que faleceu hoje, dia 11 de Setembro na Casa Episcopal, o Senhor D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto”, informou a Casa Episcopal do Porto.

As cerimónias fúnebres celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Sé Catedral do Porto. O corpo de D. António Francisco dos Santos estará em câmara ardente a partir das 17h00 desta segunda-feira. A catedral estará aberta das 9h00 às 24h00.

As autarquias do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos decretaram três dias de luto municipal pela morte do clérigo, a contar do dia de hoje.

Francisco dos Santos era Bispo do Porto desde 2014, quando foi nomeado pelo Papa Francisco para suceder a D. Manuel Clemente.

O prelado foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Artigo atualizado às 15h42 com informações relativas às cerimónias fúnebres.