Com mais 100 inscritos do que há um ano e mais um dia do que os três habituais, o YES Meeting arranca esta quinta-feira, no Porto, para a 12ª edição, que se prolonga até domingo.

A iniciativa, integralmente a cargo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai trazer ao Porto mais de 500 estudantes de 25 países – as inscrições para o evento esgotaram em duas horas este ano.

Ao longo dos quatro dias do evento, haverá conferências, workshops e competições, e ainda um programa social que levará os estudantes estrangeiros a conhecerem melhor a cidade do Porto.

Os objetivos do evento, organizado pela primeira vez em 2006, mantêm-se: dar palco aos estudantes das áreas biomédicas para apresentarem os seus trabalhos, trazer ao Porto cientistas de renome mundial, possibilitar a troca informal de conhecimento, dar espaço à prática em workshops diversos e ajudar a construir uma rede mundial de estudantes com interesse nestas áreas.

Entre os convidados deste ano, destaque para a israelita Ada Yonath (domingo, 11h00), Nobel da Química em 2009, com trabalho pioneiro na estrutura dos ribossomas; ainda Nicholas Lyndon, prémio Lasker também em 2009, que conduzirá a sessão dedicada à Oncologia (sábado, 11h00). Também na manhã de sábado, mas a partir das 09h00, intervém Grégoire Courtine, professor em Lausanne, na Suíça, e com trabalho reconhecido na investigação do tratamento para a paraplegia.

Na sexta-feira, Tomoaki Kato, com trabalho pioneiro no transplante de múltiplos órgãos, lidera a sessão sobre cirurgia (09h00). Na tarde de quinta-feira, primeiro dia do evento, nota para a sessão de Manuel Sobrinho Simões, na abertura, ele que é professor na FMUP além de fundador e diretor do IPATIMUP. Ao final da tarde, a partir das 18h00, é a vez do neurocientista norte-americano James Fallon falar sobre psicopatia. O programa completo pode ser consultado no site do evento.

O arranque do YES Meeting está agendado para as 14h00 de quinta-feira, na FMUP, e contará com a presença do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e ainda do Diretor-Geral da Saúde Francisco George.