Saiu Miguel Leal, entrou Jorge Simão. Durou menos de 24 horas a espera pelo novo treinador do Boavista. Miguel Leal saiu por vontade própria, de acordo com a direção dos axadrezados, e o clube escolheu o ex-SC Braga para o substituir. Simão estreou-se na Primeira Liga ao serviço do Belenenses, acumulando passagens por Paços de Ferreira, Desp. Chaves e SC Braga. Ao serviço dos arsenalistas fez 21 jogos, acabando por dar o lugar a Abel Ferreira.

BI

Nome: António Jorge Rocha Simão

Data de nascimento: 1976-08-12 (41 anos)

Naturalidade: Pampilhosa da Serra

Clubes anteriores: SC Braga, Desp. Chaves, FC Paços de Ferreira, CF “Os Belenenses”, Mafra e Atlético CP

O técnico de 41 anos foi apresentado esta quinta-feira, na sala de imprensa do Estádio do Bessa, numa conferência que contou com a assistência da direção do clube bem como de vários sócios que quiseram apoiar o novo timoneiro desde o primeiro minuto.

Simão começou logo por dizer que “jamais poderia dizer que não a um desafio destes”. Se o desafio foi colocado de forma repentina, a resposta não ficou atrás, de acordo com o treinador, que salientou que as horas anteriores tinham sido muito agitadas entre viagens e telefonemas. Admitiu que os resultados da equipa não têm sido favoráveis, mas considera que “nem tudo está mal”, já que “há qualidade e talento” no plantel.

Conferência de imprensa contou com a presença de vários sócios dos axadrezados FOTO: José Miguel Soares

O técnico vem de uma paragem na carreira que considera muito importante porque lhe permitiu fazer uma reflexão acerca da carreira, estudando aquilo que fez de bom, bem como erros a não cometer. Pôde ainda ver de perto o trabalho de um treinador de renome europeu: Mauricio Sarri, técnico do Nápoles que Jorge Simão acompanhou durante a preparação da época.

O primeiro desafio de Jorge Simão será a receção ao tetracampeão nacional, o Benfica, no próximo sábado, e o treinador considera que “preparar o jogo em dois dias é utópico”. A estratégia de Simão passa, portanto, por “aproveitar o que de bom tem sido feito e não mexer muito para não estragar muito”. Não deixará, contudo, de dar um pouco do seu cunho pessoal, referiu.

O treinador, que conta com cinco derrotas em outros tantos jogos frente às águias, desvalorizou a derrota do Benfica frente ao CSKA de Moscovo para a Liga dos Campeões, dizendo que os encarnados vêm pressionados pelo resultado a meio da semana, mas também motivados e com vontade de dar uma resposta já frente ao Boavista.

Jorge Simão vai ser ajudado por Luís Vilela, Gilberto Andrade, Alfredo Castro e Jorge Couto FOTO: José Miguel Soares

Depois de uma época com várias trocas de treinadores na Primeira Liga, o Boavista protagonizou a primeira “chicotada” da temporada, ao fim de apenas cinco jornadas. Jorge Simão assinou um contrato de um ano, por solicitação sua, mas deixou clara a vontade de prolongar o contrato no final da época se estiverem reunidas as melhores condições.

O Boavista, atual penúltimo classificado do campeonato, com três pontos em cinco jogos, recebe o Benfica no próximo sábado, às 18h15, no Estádio do Bessa, em jogo da sexta jornada da Liga NOS, que poderá acompanhar ao minuto aqui no JPN.

Artigo editado por Filipa Silva