A sexta-feira arrancou agitada para os candidatos à Câmara Municipal do Porto, em resultado de duas sondagens, hoje divulgadas, e que dão sinais muito distanciados sobre as intenções de voto dos portuenses no próximo dia 1 de outubro, que é como quem diz daqui a pouco mais de uma semana.

O grande “choque” foi causado pela sondagem publicada pelo “Jornal de Notícias”. De acordo com o inquérito, da responsabilidade da Universidade Católica, e realizado a 16 e 17 de setembro, Rui Moreira e Manuel Pizarro estão a apenas um ponto percentual de distância nas intenções de voto.

O resultado dos mais de 1200 inquéritos válidos aponta para que 34% dos eleitores escolham o atual presidente da Câmara, ao passo que 33% elegem Manuel Pizarro, ex-companheiro de governo de Rui Moreira e vereador da Habitação e Ação Social do mandato que agora termina.

Tendo em conta que a margem de erro da sondagem se situa nos 2,8%, este resultado representa um empate técnico.

A concretizarem-se, significariam uma descida de 5 pontos percentuais para Rui Moreira, face ao resultado de 2013, e um salto de 11 pontos percentuais para o candidato do Partido Socialista.

A mesma sondagem, atribui a Álvaro Almeida, do PSD, apenas 13% dos votos (Luís Filipe Menezes obteve 21% há quatro anos), a Ilda Figueiredo da CDU 8,9% (7,4% em 2013) e a João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, 6% e com eles a possibilidade de eleger, pela primeira vez, um vereador.

Resultado muito diferente saiu de uma sondagem publicada também esta sexta-feira pelo “Correio da Manhã”, neste caso a cargo da Aximage e baseada em 600 entrevistas válidas.

Neste exercício, os números estão muito próximos daqueles que se registaram há quatro anos, com Rui Moreira a reunir 39,9% das preferências (o que representaria uma ligeira subida face ao escrutínio anterior) e com Manuel Pizarro a ficar-se pelos 20,8%, menos dois pontos percentuais do que há quatro anos.

O equilíbrio de forças sairia, de acordo com este trabalho da Aximage, muito semelhante ao atual. O grande derrotado seria o PSD, com Álvaro Almeida a reunir 11,8% das preferências de voto, menos 10 pontos percentuais do que o partido conseguiu há quatro anos, que já tinha sido o pior resultado de sempre dos sociais-democratas na cidade.

Antes destas, a última sondagem conhecida para o Porto era da Eurosondagem e tinha sido realizada entre 19 e 21 de julho. Nesse estudo de opinião, Rui Moreira aparecia com 46,9% das intenções de voto, muito perto, portanto, da maioria absoluta. Manuel Pizarro registava 22,5%. A constante tem sido a perda de terreno do PSD, uma perda sempre na casa dos dois dígitos.

Seis candidatos à Câmara do Porto participam esta sexta-feira, a partir das 10h00, num debate emitido pela TSF e moderado por Anselmo Crespo e Domingos Andrade, este último diretor-executivo do JN. Além de Rui Moreira, Manuel Pizarro, Álvaro Almeida, Ilda Figueiredo e João Teixeira Lopes, também Bebiana Cunha, do PAN – que reúne 2% das preferências dos eleitores na sondagem JN/Católica -, vai participar no debate.