Colesterol, glicemia, tensão arterial, o estado de dentes, ossos e olhos, aspetos nutricionais e auditivos e até o teste VIH/SIDA. Fatores que vai poder avaliar, gratuitamente, na próxima semana, entre 2 e 6 de outubro, durante a Semana da Saúde da FAP que este ano atinge a 10ª edição.

A missão fica a cargo de 360 estudantes de saúde da academia do Porto, oriundos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Medicina Dentária, Nutrição, Psicologia, entre outros.

Este ano, a iniciativa vai decorrer no Largo de Santo Ildefonso, junto à Praça da Batalha, em vez da Praça D. João I, onde decorreu nas últimas edições.

O objetivo mantém-se: promover a saúde e bem-estar. “Mais do que ter um resultado concreto de diagnóstico, queremos sensibilizar as pessoas para algumas práticas que deveriam ter”, explica ao JPN Cláudia Esteves, responsável pela área social da Federação Académica do Porto (FAP).

A iniciativa beneficia a comunidade, mas também os estudantes que encontram uma oportunidade de formação em contexto real. “Para os alunos é ótimo porque antes de irem para a semana da saúde têm uma formação específica para se prepararem. Além da técnica de como fazer os rastreios, eles aprendem a lidar com os pacientes. Neste ponto, é muito vantajoso, conseguem ter uma formação específica e depois aplicá-la ao longo de uma semana”, explica a responsável que já participou na Semana da Saúde como voluntária.

O que mais procuram as pessoas é a medição da tensão arterial, mas é na glicemia que há mais surpresas. “Nada de muito grave, mas as pessoas não têm noção que estão acima do nível suposto. Muitas vezes não estão à espera”, conta.

Ao nível da medicina dentária, também há muitos casos que acabam encaminhados para a Faculdade de Medicina Dentária, onde podem encontrar preços mais acessíveis nos tratamentos. A afluência é habitualmente alta.

Este ano, uma das novidades é um dia dedicado à atividade desportiva. “Nos anos anteriores havia uma atividade física por dia, a uma hora específica – zumba ou taekwondo – mas não tinha adesão. Quem ia fazer os rastreios não procurava estas atividades, não era o público-alvo, então decidimos fazer na quinta-feira, feriado [do 5 de Outubro], fazer um dia inteiro de desporto. Vamos tentar ter uma parede de escalada, atividades durante todo o dia”, explica.