Arranca na próxima terça-feira, 10 de outubro, a FEUP Career Fair, evento que durante três dias promete ajudar estudantes finalistas e recém-graduados a contactarem com o mercado do emprego na área da Engenharia.

De acordo com a instituição, está garantida a presença de 57 empresas “de referência nacional e internacional” – 19 delas presentes pela primeira vez – com mais de duas mil ofertas, 1.300 de emprego e cerca de 800 de estágios e/ou dissertações. Tal como em edições anteriores, algumas destas empresas  – 15 no total – têm previsto o recrutamento de estudantes com doutoramento.

A feira de emprego da FEUP tem também por objetivo ajudar os seus estudantes a aprenderem mais sobre entrevistas de emprego, sobre o processo de recrutamento em geral e sobre o mercado de trabalho.

Do programa deste ano, consta uma sessão de abertura na qual docentes e empresas vão trocar ideias de colaboração. Há um almoço de networking, reservado a recém-graduados ainda à procura de emprego e empresas; e outros momentos como flash interviews “que consistem numa primeira entrevista de seleção e recrutamento, com a duração de 10/15 minutos por candidato”, explica a faculdade. Para o último dos três dias do evento estão reservados workshops e atividades relacionadas com as chamadas soft skills.

A FEUP sublinha o bom desempenho dos seus cursos no campo da empregabilidade. De acordo com o Observatório de Emprego da instituição, a percentagem de emprego dos seus graduados anda na casa dos 82% nos 6 a 10 meses após o término do curso.

“Os Mestrados Integrados em Engenharia Informática e Computação, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Metalúrgica e de Materiais são os mais bem posicionados (95%), seguindo-se o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (90%) e o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (89%)”, refere ainda a faculdade.

A entrada na feira de emprego da Faculdade de Engenharia é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. No site do evento recomenda-se a consulta da lista de “Dicas Úteis” laboradas pela organização antes da visita à feira.