De 14 a 17 de dezembro a Comic Con Portugal volta à Exponor, naquela que será a última edição do festival a norte do país. A Great Global Events – que a partir de 2018 passará a fazer parte da oganização do festival – faz tenções de levar o evento para Lisboa já no próximo ano. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o diretor executivo da empresa, Paulo Santos,  disse que a alteração é  “uma mudança natural” e uma forma de atrair mais visitantes europeus.

As primeiras confirmações

A par das edições anteriores, a organização tem vindo gradualmente a divulgar os convidados que vão estar presentes no evento. Do cinema à literatura, e da ilustração à TV, já são vários os nomes confirmados.

A atriz luso-americana Daniela Ruah, protagonista na série criminal NCIS: Los Angeles, é uma das presenças mais esperadas na área de Cinema & TV. À atriz juntam-se, nesta categoria, Dominic Purcell, de Prision Break, Edward James Olmos, de Blade Runner 2049,  e Katherine Mcnamara, de Maze Runner.

Em BD e Literatura são de esperar Hermann, autor da aclamada saga Jeremiah, o ilustrador  Rafael Albuquerque, da DC Comics, Brian Michael Bendis, um dos principais criadores da coleção Ultimate Marvel, a escritora britânica Claire North, entre muitos outros nomes sonantes da categoria.

Ainda estão por confirmar os convidados dos universos de  Filme e Vídeo, Vídeo Jogos e Cosplay, pelo que a organização garante que nas próximas semanas vão ser divulgadas muitas novidades.

Iniciativas de bilheteira

Este ano, a organização apostou também em campanhas que pretendem incentivar a afluência ao festival em família ou em grupos de amigos.

Com a  iniciativa #KidsGoFree por cada bilhete de adulto adquirido é oferecido um bilhete para crianças até aos 12 anos, sempre que acompanhadas por um adulto.

Nos dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, os visitantes que aderirem ao #ShareABook e doarem um livro terão um desconto no bilhete diário. Os livros entregues serão doados a escolas e instituições.

Que a melhor maneira de ir à Comic Con é com os amigos já se sabe, mas este ano é também mais económico. Com a campanha #CCPTSquad por cada 10 bilhetes adquiridos em simultâneo para o mesmo dia é oferecido o 11º bilhete.

Estão também ainda por divulgar algumas atividades da programação, mas são de esperar os habituais expositores, os painéis com os convidados, o Artists’ Alley, os Portfolio Reviews, e o muito esperado concurso Heróis do Cosplay, a decorrer no último dia do festival.

Artigo editado por Filipa Silva