A capital é, até esta quinta-feira, a “Meca da tecnologia” e para as novas empresas pode ser a “Meca do investimento”. Mas o Porto quer mostrar que também tem potencial para ser uma cidade tecnológica, voltada para o futuro. Para isso, a Porto. For Talent usa o slogan “Land. Live. Work.”.

Rafael Pires está na Web Summit em representação da ScaleUp Porto, estrutura responsável pela apresentação da estratégia da Invicta para atrair novas empresas, em conjunto com a Invest Porto. Rafael contou ao JPN que o objetivo “é posicionar o Porto como uma cidade de desenvolvimento de carreiras e ideias”, porque a cidade “é excelente para viver e, principalmente, para trabalhar”.

A Porto. For Talent é uma plataforma criada com o intuito de ser o mediador entre o empreendedorismo estrangeiro e a cidade. Para isso, o responsável explicou que é preciso desmistificar a ideia de que as empresas estão todas na capital: “Há muitas empresas no Porto e há muitas que só estão lá”. Para exemplificar, um caso específico: “A BLIP foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no país e só existe no Porto”.

Nos dois primeiros dias de Web Summit, Rafael referiu que “tiveram muitas pessoas estrangeiras interessadas” no stand. A plataforma, que ainda está na primeira versão, está disponível para experimentação na feira. Quem aceder pode pesquisar oportunidades de emprego oferecidas pelas empresas portuenses, mas, por agora, a oferta está voltada para o mercado da tecnologia: “Para a apresentação na Web Summit colocamos apenas uma oferta que fosse apetecível ao público daqui”, explicou Rafael Pires.

A Porto. For Talent procura obter resultados em poucos meses e, para isso, vão querer “receber feedback das empresas”. Por agora, a plataforma apresenta o mínimo de cargos disponíveis e apenas faz ofertas para “áreas com recursos qualificados”, mas a promessa é de “automatizar, estender a outras áreas e cobrir todas as oportunidades que o Porto tem para oferecer”.

Para os jovens empreendedores, o Porto mostra-se como uma cidade voltada para o futuro, mas a cidade também tem muito a ganhar: “Queremos ajudar as nossas empresas a terem cada vez mais oportunidades, porque temos muito talento no Porto, mas falta o know how que pode vir de fora e a que chamo de brain power“, acrescentou Rafael Pires ao JPN.

A Porto. For Talent tem um objetivo de dinamizar a cidade. Para isso, apresentou uma plataforma na maior cimeira da tecnologia do mundo, para levar o mundo digital à Invicta e mostrar que no Porto “há grandes oportunidades de emprego e que as pessoas podem ter qualidade de vida”.

Artigo editado por Filipa Silva