A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) encerrou a delegação que tinha no Porto. O assunto foi levantado por Álvaro Almeida (PSD/PPM) na reunião pública do Executivo camarário do Porto, que decorreu esta terça-feira de manhã. O vereador quis saber se o presidente Rui Moreira tinha conhecimento da situação.

O edil confirmou ter sido informado “há alguns dias” do encerramento.

Segundo avançou entretanto a edição online do jornal “Público”, o fecho da unidade, onde trabalhavam quatro funcionários, aconteceu no final de outubro. O esvaziamento de atividade nesta delegação terá determinado a decisão, de acordo com fonte oficial da CMVM ouvida pelo diário.

Álvaro Almeida considerou a medida “ilegal” por estar prevista nos estatutos da instituição a existência de uma delegação no Porto.

Rui Moreira declarou desconhecer a legalidade da medida, mas concordou que ela não cola com “o discurso da descentralização”, além de contrariar a ideia promovida pela própria União Europeia de afastar dos centros de poder as agências reguladoras. “Somos seguramente o país mais centralizador da Europa”, declarou.