A Câmara Municipal do Porto (CMP) está a desenvolver contactos tendo em vista a abertura de pelo menos “mais dois” restaurantes solidários na cidade, além daquele que abriu há um ano na Rua Cimo de Vila, perto da Praça da Batalha.

O esclarecimento foi prestado pelo atual vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, em resposta à dúvida colocada pelo antecessor, Manuel Pizarro, na reunião de câmara que decorreu esta terça-feira de manhã.

A propósito da votação de um apoio à CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, a quem a câmara entregou a gestão do espaço da Batalha, o vereador do PS quis saber se a câmara mantinha a estratégia delineada neste campo, no que foi secundado por Álvaro Almeida.

Fernando Paulo confirmou que não há mudança na estratégia e que a autarquia está a desenvolver contactos para abrir pelo menos “mais dois” restaurantes solidários, um na zona de Júlio Dinis/Boavista outro no Campo 24 de Agosto, zonas onde a distribuição de comida na rua reúne habitualmente muita gente.

Rui Moreira apontou dificuldades na procura de espaços, ou de quem esteja disposto a cedê-los, mas o seu vereador comprometeu-se a apresentar novidades em “dois ou três meses”.

Fernando Paulo informou ainda que o Centro de Emergência para acolher pessoas em situação de sem-abrigo, instalado no hospital Joaquim Urbano, já foi aberto a 1 de setembro tendo atualmente 16 pessoas e um funcionamento de 24 horas/dia, sete dias por semana. As condições de funcionamento vão ser avaliadas ao longo dos próximos seis meses.