Amesterdão vai ser a sede da Agência Europeia do Medicamento, uma das maiores da União Europeia, em 2019 quando deixar a capital britânica, onde está hoje instalada. A candidatura portuguesa, protagonizada pela cidade do Porto, foi assim preterida na votação a 27 que decorreu esta segunda-feira no âmbito do Conselho Europeu de Assuntos Gerais.

Na primeira ronda de votações, em que os 27 distribuiram três, dois e um ponto pelas suas três primeiras preferências, foram selecionadas as três cidades mais votadas e logo aí a Invicta ficou afastada, com 10 pontos somados. Ficou, ainda assim, a meio da tabela das 14 cidades que levaram a sua candidatura até ao fim.

A par do Porto ficou Atenas (10), e atrás da cidade portuguesa ficaram Bucareste (7), Varsóvia (7), Bruxelas (5), Helsínquia (5), Viena (4) e Bona (3). Com mais pontos do que o Porto, terminaram a primeira ronda Estocolmo (12), Barcelona (13), Bratislava (15), Copenhaga (20), Amesterdão (20) e Milão (25).

Seguiu-se uma votação entre as três mais votadas com a capital dinamarquesa a cair à segunda ronda. Na final, Amesterdão e Milão acabaram empatadas com 13 pontos cada, seguindo-se um sorteio que ditou que a sede da EMA vai ficar instalada na Holanda.

Os resultados hoje conhecidos vão de encontro às informações que vinham sendo veiculadas pela imprensa internacional e que davam conta do favoritismo das três candidaturas que passaram a primeira fase.

A Câmara Municipal do Porto já reagiu à notícia: “Queríamos ganhar e entramos nesta corrida para ganhar. Mas sempre percebemos que a batalha era muito difícil. Apesar de geograficamente periférico, o país mostrou que tinha capacidade e que cumpria todos os critérios e que o Porto podia receber uma agência desta natureza e dimensão”, referiu Rui Moreira, citado no site de notícias da autarquia.

Também o primeiro-ministro António Costa deu os parabéns à cidade que, recorde-se, não foi a primeira escolha do Governo para liderar a candidatura portuguesa ao acolhimento da agência que deixa Londres na sequência do Brexit.

O resultado obtido hoje em Bruxelas deixou ainda satisfeita a Associação Comercial do Porto: “Apesar de não ter sido a cidade escolhida, o Porto sai também vencedor deste grande movimento que gerou, interna e externamente, beneficiando da promoção internacional do destino. Os resultados positivos fazem sentir-se desde o anúncio da candidatura e os efeitos desta campanha positiva continuarão a manifestar-se no futuro”.