O FC Porto registou, este sábado, na Vila das Aves, o segundo “tropeção” do campeonato ao empatar com a equipa da casa a uma bola na 12ª jornada da Liga NOS. O resultado não compromete, para já, a liderança, mas é pouco auspicioso em vésperas de receção ao Benfica no Dragão. Os azuis e brancos jogaram quase meio jogo com menos um elemento, depois da expulsão de Corona na segunda parte.

Rui Costa foi o árbitro da partida, tendo sido anunciado poucas horas antes do apito inicial, fruto de uma anunciada greve dos árbitros, que não se veio a concretizar.

Sérgio Conceição, que tinha sido expulso no jogo da Taça de Portugal frente ao Portimonense, pôde sentar-se no banco, e trouxe novidades. Depois de vários jogos de ausência, Tiquinho Soares entrou diretamente no onze portista. Marega também está recuperado e foi suplente. Com ele, estava o jovem André Pereira, que voltou a ser chamado por Sérgio Conceição.

Relativamente ao jogo da Liga dos Campeões, frente ao Besiktas, que decorreu a meio da semana, entraram no onze portista Jesús Corona e Soares e saíram Sérgio Oliveira e Maxi Pereira. Na equipa da casa, Lito Vidigal apresentou um sistema de jogo com três centrais.

Golo madrugador

O Desportivo das Aves criou o primeiro lance de perigo do jogo. Descoberto à entrada da área, Salvador Agra rematou muito perto da baliza de José Sá.

Na resposta, o FC Porto foi mais eficaz. Soares isolou Ricardo Pereira na direita e o lateral teve mais frieza do que na partida de Istambul e rematou pelo meio das pernas do experiente guarda-redes da equipa da casa, Quim. Estava inaugurado o marcador na Vila das Aves.

O Desportivo das Aves respondeu bem. Aos dez minutos, Cristián Arango atirou à barra. Depois foi Paulo Machado a rematar de longe para a defesa de José Sá.

Já ao minuto 22, foi Amilton a rematar por cima e passados três minutos, o mesmo Amilton cabeceou ao lado.

O FC Porto estava com dificuldades em construir jogo e o Aves aproveitou para criar várias oportunidades de golo.

A equipa portista tentou responder, mas Alex Telles estava em fora de jogo quando rematou para a defesa de Quim.

Aboubakar também tentou, servido por Brahimi, mas o remate saiu fraco e ao lado.

O Aves continuava a criar perigo e, aos 36 minutos, Amilton isolou Salvador Agra, mas José Sá saiu muito bem aos pés do extremo e limpou a jogada.

Destaque ainda para o amarelo exibido a Corona que travou um contra-ataque avense.

O intervalo chegou com a vantagem portista. O FC Porto não conseguiu impor o seu jogo, apesar da vantagem, e o Desportivo das Aves podia ter chegado ao golo nas várias oportunidades que teve.

Expulsão e ainda mais dificuldades

Ambas as equipas voltaram para o jogo sem alterações. O FC Porto parecia querer controlar melhor a partida, mas a segunda parte começou muito mal para os dragões. Aos 52 minutos, Jesús Corona teve uma entrada perigosa sobre Vítor Gomes e o árbitro Rui Costa exibiu o segundo cartão amarelo ao criativo portista. O Futebol Clube do Porto jogou quase toda a segunda parte com menos um elemento.

Sérgio Conceição quis recompor a equipa e fez entrar Maxi Pereira, retirando de campo o avançado Soares.

Mas, na primeira oportunidade de golo avense após a expulsão, Vítor Gomes fez o empate. Amilton cruzou bem da direita e o médio português estreou-se a marcar na edição 2017/2018 da Liga NOS. O Aves chegava ao empate aos 63 minutos.

A partir daí, o FC Porto tentou a todo o custo chegar ao segundo golo. Primeiro, Danilo isolou Aboubakar que recebeu bem, mas rematou por cima da baliza de Quim.

Já com Marega em campo, o maliano arrancou da direita e tentou servir algém na zona do penálti, onde estavam apenas jogadores da casa. A bola ainda sobrou para Danilo, mas o médio portista rematou por cima.

Logo a seguir, foi a vez de Brahimi tentar o golo, mas mais uma vez, a bola foi demasiado alta.

Lito Vidigal refrescou o meio campo com a entrada de Braga e o jogo estagnou. O Porto só conseguiu criar perigo de bola parada. Primeiro foi Herrera a atirar por cima.

Danilo, na sequência de um livre lateral, pediu grande penalidade, mas nem Rui Costa, nem o vídeo-árbitro viram motivo para falta.

Já em tempo de compensação, foi a vez de Alex Telles bater um livre à entrada da área, mas o remate ficou na barreira.

O FC Porto perdeu dois pontos na corrida pelo título e espera pelos jogos dos rivais para avaliar os estragos da visita à Vila das Aves. Uma coisa é certa: a equipa de Sérgio Conceição vai manter-se na liderança, uma vez que dispõe de cinco pontos de vantagem sobre o Sporting (que joga em Paços de Ferreira, este domingo, às 18h00). Já o Benfica, que na próxima sexta-feira vem ao Dragão, pode encurtar a distância para os azuis e brancos para os três pontos.

“Faltou que o árbitro apitasse penálti naquele lance”

No final da partida, Sérgio Conceição criticou a arbitragem. “O que faltou? Faltou que o árbitro apitasse penálti naquele lance” aludindo ao lance sobre Danilo, muito perto do final da partida. O treinador dos dragões disse que “faltaram algumas coisas na posse e na circulação” e afirmou que o Porto “devia ter feito mais para ganhar”. Para terminar, o treinador portista prometeu “uma boa resposta no jogo com o Benfica”.

Já Lito Vidigal assumiu que é bom empatar com o FC Porto. “Empatar com o FC Porto, um clube desta dimensão e com o campeonato que está a fazer… Fizemos uma excelente partida, os jogadores estão de parabéns”. O treinador da casa admitiu ainda que “podia ter tirado mais pontos ao líder do campeonato”, pois “as oportunidades que criou podiam ter dado outro resultado.”

O FC Porto vai agora começar a preparar o clássico de sexta-feira, frente ao Benfica. O Desportivo das Aves desloca-se ao reduto do Feirense na próxima jornada.