O 12º Presidente da República de Itália, Sérgio Mattarella vai ser agraciado pela Universidade do Porto (UP) com o título de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia em que o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, servirá como Padrinho e o Elogio do Doutorando estará a cargo de Isabel Pires de Lima, professora da Faculdade de Letras da U.Porto e antiga Ministra da Cultura.

A cerimónia vai decorrer a 7 de dezembro, pelas 11h30, no Salão Nobre da Reitoria da UP, aproveitando a visita do chefe de Estado italiano a Portugal.

O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, justifica esta homenagem no despacho de concessão do título de Doutor Honoris Causa como “um reconhecimento da importante contribuição de Sergio Mattarella para a cooperação luso-italiana e para o fortalecimento dos valores de desenvolvimento e de paz na Humanidade”.

Do Presidente de Itália diz ser “um distinto académico, uma personalidade europeia que se tem distinguido pelo seu trabalho em causas públicas e para a cooperação mundial, em favor do desenvolvimento e da paz”.

Nascido em Palermo a 23 de julho de 1941, Sergio Mattarella diplomou-se em Direito na Universidade de Roma “La Sapienza” em 1964. Jurista desde 1967, desenvolveu a sua atividade profissional como professor da Universidade de Palermo, onde realizou extensa atividade de investigação na área do Direito Constitucional. Desde 1983 tem ocupado relevantes funções políticas, a nível parlamentar e de governo, destacando-se os cargos de Ministro das Relações Parlamentares, de Ministro da Educação, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa. Após abandonar a política ativa em 2008, foi eleito vice-presidente do Conselho Superior da Justiça Administrativa, tendo sido nomeado Juiz do Tribunal Constitucional em 2011. Foi eleito Presidente da República pelo parlamento italiano a 31 de janeiro de 2015.

Fernando Henrique Cardoso (atribuído em 1995), Jacques Delors (1999), Xanana Gusmão (2000), José Ramos-Horta (2000) e Jean-Claude Juncker (2013) e os portugueses Mário Soares (1990), Jorge Sampaio (2015) e Marcelo Rebelo de Sousa (2005) são exemplos de outros chefes de Estado já agraciados com o mesmo título pela UP.

Visita de Estado termina com passeio na Ribeira

Sergio Mattarella vai efetuar uma Visita de Estado a Portugal nos dias 6 e 7 de dezembro, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa.

A Visita de Estado arranca em Lisboa, esta quarta-feira, quando o Presidente da República Italiana será recebido pelo Presidente da República, com honras militares, na Praça do Império. O chefe de Estado italiano vai passar nesse dia pelo Palácio de Belém, pelo Palácio das Necessidades e ainda pela Fundação Champalimaud. Na agenda estão encontros com o Presidente da República, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

No dia 7 de dezembro, quinta-feira, o Presidente Sergio Mattarella vai ser recebido na Câmara Municipal do Porto, antes de se dirigir para a Reitoria da Universidade do Porto, onde, como se referiu, será distinguido com o título de Doutor “honoris causa”

Ainda na Invicta, Sergio Mattarella almoça no Palácio da Bolsa, com empresários italianos e portugueses. Antes de partir, está ainda prevista uma visita à Igreja de São Francisco e um passeio pela Ribeira do Porto.

Artigo atualizado às 10h56 de 5 de dezembro com a agenda completa da visita do Presidente da República Italiano a Portugal.