Os 17 espetáculos do festival Porta-Jazz, que arranca este sábado, vão-se distribuir pelos palcos do Rivoli, da Casa da Música, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Passos Manuel e da Sala Porta-Jazz.

Concertos de estreia, parcerias de artistas nacionais e internacionais,  jam sessions e oficinas fazem parte de um cartaz onde “todos os nomes são destaques”, sublinha o diretor do festival, João Pedro Brandão, em entrevista ao JPN.

“Nós não olhamos para um cartaz no sentido de trazer os músicos mais importantes, que garantam uma bilheteira, mas sim de fazer um reflexo do que é a atividade da associação”, explica. Fundada em 2010, a Associação Porta-Jazz deu origem, no mesmo ano, à primeira edição do festival, e tem o objetivo de apoiar e promover a criação artística na área do jazz, na cidade do Porto.

A Associação, através do Carimbo Porta-Jazz, apoia na edição discográfica de vários projetos (contando já com 40 edições), alguns dos quais são lançados durante o festival.

Entre os concertos de apresentação a decorrer este ano está o do novo albúm dos Coreto, um grupo que nasceu no seio da Associação, e do qual João Pedro Brandão é também membro. O JPN teve oportunidade de assistir a um ensaio do grupo e ouvir alguns temas do novo disco, Analog, a ser apresentado dia 3 na Casa da Música.

Para além do principal foco do festival serem os músicos, compositores e intérpretes emergentes da cidade do Porto, o diretor lembra ainda que “o Porta-Jazz faz parte de um circuito” e como tal vão ainda passar pelo palcos vários projetos de artistas internacionais. Entre estas intervenções são de esperar, no dia 2, concertos dos suíços Gysler-Perez-Nick Trio e Controvento. De França, o festival recebe In Love With de Sylvain Darryfourcq, no dia 3. Já no dia 6, os Ariel Bringuez Quarteto chegam de Cuba para apresentar “Jazzing the Classics”.

Os bilhetes para os concertos já podem ser adquiridos nas respetivas salas, por cinco euros a sessão, única ou dupla. O acesso ao festival é gratuito para os membros da Associação Porta-Jazz.