Metro do Porto e STCP estimam uma “forte procura” esta sexta-feira, feriado, 1 de dezembro, e por isso vão reforçar a oferta da rede. Além da inauguração da iluminação de Natal do Porto, marcada para as 17h30, vão ser ainda abertas as pistas de gelo na Boavista e na Praça D. João I, além de um clássico de futebol, entre FC Porto e Benfica, marcado para as 20h30 no Estádio do Dragão.

“O Metro do Porto e a STCP asseguram máxima capacidade na operação”, informam as empresas, que recomendam saída nas estações dos Aliados (Linha Amarela) ou da Trindade a quem for ao Porto com o objetivo de ver a inauguração da iluminação natalícia.

Do lado da STCP, todas as linhas que servem o centro da cidade vão ser reforçadas, a partir de vários pontos: Desde a Foz, Maia, Alto da Maia e Gondomar. Os percursos referenciais são o da linha 200 (Castelo do Queijo/Bolhão), linha 305 (Hospital de São João/ Cordoaria), linha 500 (Matosinhos/Praça da Liberdade), linha 600 (Maia/Aliados), linha 701 (Codiceira/Bolhão), linha 702 (Travagem/Bolhão), linha 800 (Gondomar/Bolhão) e linha 801 (S. Pedro da Cova/Bolhão).

O fairplay em jogo decisivo para o campeonato. Foto: Hugo Moreira

Foto: Hugo Moreira Foto: Hugo Moreira

No Porto, o dia da Restauração da Independência é também dia de Porto-Benfica no Estádio do Dragão.

Neste caso, a partir das 18H00, há mais Metro e autocarros a seguir em direção ao Dragão. O Metro acrescenta viagens ao serviço habitual e opera com veículos duplos. A chegada de veículos ao Dragão tem frequência prevista de 5 minutos. Vão realizar-se viagens adicionais, desde a Senhora da Hora, e todas as viagens da Linha Verde (C) terminam na estação do Estádio do Dragão.

No final do encontro, a frequência de partidas será inferior a 5 minutos, novamente, com a realização de viagens extra até à Senhora da Hora e com uma partida adicional em direção ao ISMAI, por volta das 22H55. Na Linha Laranja (F) serão, igualmente, acrescentadas viagens, com destino a Fânzeres. A Linha Amarela (D) também está incluída na operação especial preparada, com reforço no número partidas, no dia do jogo. Novamente, todas as viagens são realizadas em veículos duplos.

Por sua vez, a STCP vai disponibilizar, ocasionalmente, uma ligação direta entre a Trindade e o Estádio do Dragão, com frequências de partida de 10 minutos. A acrescentar, para dar resposta à procura expectável neste dia, as linhas de autocarro que servem a zona do Estádio serão otimizadas. No final do jogo, tanto Metro como STCP têm de novo capacidade reforçada para levar de volta a casa todos os espectadores que vão assistir ao “clássico”, informam as duas empresas.