A Rádio Renascença (RR) ganhou, pela sétima vez, o prémio Excelência Geral em Ciberjornalismo, galardão máximo dos Prémios de Ciberjornalismo, desde 2008 atribuídos pelo Observatório do Ciberjornalismo. Os vencedores dos prémios que já vão na 10ª edição foram anunciados esta quarta-feira, no Porto, no âmbito do IV Observatório de Ciberjornalismo.

De acordo com a votação do júri, a Rádio Renascença (RR) destacou-se em três categorias: Excelência Geral em Ciberjornalismo, Videojornalismo Online – com “Fátima. Mistérios da Fé“, de Teresa Abecasis e Ricardo Fortunato – e Reportagem Multimédia – com o trabalho de João Carlos Malta e Joana Bourgard “O país ardeu por dentro em Pedrógão Grande“.

O Jornal de Notícias (JN) foi o segundo mais premiado arrecadando dois prémios: o de Infografia Digital – “118 palavras em 36 discursos de Barack Obama” de Miguel Conde Coutinho – e Última Hora, com o acompanhamento ao minuto da “Tragédia de Pedrógão Grande“.

No Ciberjornalismo Académico, categoria dedicada a trabalhos realizados por estudantes de Jornalismo, os vencedores são da Universidade do Minho. O trabalho de Paulo Costa e Pedro Esteves “26 km² de silêncio entre Portugal Espanha“, sobre o quase desconhecido e esquecido Couto Misto, publicado pelo ComUM online, foi o grande vencedor da categoria.

Mas, tal como nas edições anteriores, o público também teve voto na matéria. Jornal de Notícias, Rádio Renascença, Correio da Manhã e Público foram os orgãos de Comunicação Social distinguidos pelos cibernautas.

O JPN conquistou um prémio do público com a reportagem multimédia “3ª Pessoa do Singular” na categoria Ciberjornalismo Académico.

Resultados do Júri

Ciberjornalismo Académico

26 km² de silêncio entre Portugal Espanha – ComUM

Infografia Digital