A Associação Simplesmente Notável, responsável pela organização dos “Passeios do Piorio” [The Worst Tours, na versão inglesa], vai poder continuar a ocupar o quiosque situado na interseção da Avenida Rodrigues de Freitas com a Rua D. João IV, no Porto, até o final do presente contrato, que terminará em junho do próximo ano. O destino a dar a esse espaço, soube-se na reunião de câmara desta terça-feira, é a demolição e posterior rearranjo daquela via pública.

A Câmara Municipal do Porto (CMP) denunciou o contrato que mantinha com a Associação Simplesmente Notável em outubro e deu ordem de saída aos atuais ocupantes até ao final deste ano. A decisão foi, contudo, revista pela autarquia. O contrato cumprir-se-à até ao fim, mas não será renovado, informou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na reunião desta manhã.

Pedro Figueiredo, arquiteto e um dos fundadores da associação, foi à reunião pública do Executivo camarário para colocar a questão: estando a sua associação a usar o quiosque “em conformidade com o contrato” assinado, porque é que a câmara decidiu denunciar o acordo? Rui Moreira assumiu a resposta. Aludiu a um alegado incumprimento no que toca ao período de abertura do espaço, mas à frente assumiu que “não houve incumprimento” da associação.

O que se passa, esclareceu, é que a câmara pretende renovar o passeio e via pública adjacentes e deitar abaixo o quiosque “que é de betão”. “A nossa solução é retirar aquele e alguns dos outros que não têm interesse particular”, afirmou ainda o edil.

Considerando assim “a legítima expectativa” da Associação Simplesmente Notável, a Câmara recuou. “Em condições normais, os senhores tinham um contrato até fins de junho. Nós tínhamos a possibilidade de denunciar o contrato, mas compreendemos a vossa preocupação e prolongaremos isto até junho. Portanto, adiaremos a decisão da demolição do quiosque até junho”, assumiu Rui Moreira.

O contrato que une a associação e a autarquia foi assinado em maio de 2016 e renovado em março de 2017. O que se encontra em vigor, prolonga-se até finais de junho. Na sequência da notícia da denúncia do contrato, em novembro, terão sido enviados cerca de 400 emails à autarquia e recolhidas 500 assinaturas, segundo Pedro Figueiredo, solicitando a autarquia que viabilizasse a continuidade do projeto no local.

A Associação Simplesmente Notável existe desde 2012. Mostrar os espaços “mais escondidos e ignorados do Porto” é o principal objetivo dos passeios que organizam.