A quarta edição da Comic Con Portugal arrancou esta quinta-feira, na Exponor.  Edward James Olmos foi o nome mais sonante do dia e deu aos seus fãs muito em que pensar, mas a convenção provou ter algo para todos os gostos.

As portas do recinto abriram-se às 14h00 e, momentos depois, começaram as sessões de interação com os vários convidados e as atividades do dia, que entreteram os milhares de fãs das diversas temáticas da cultura pop, de Guerra das Estrelas a lutas medievais.

Edward James Olmos regressa às origens

Na sua conferência de imprensa, o convidado mais aguardado do dia relembrou a importância de recordar as origens e a cultura para que não percamos a nossa identidade. O ator mundialmente reconhecido pela sua interpretação de Gaff em “Blade Runner” e Almirante Adama em “Battlestar Galactica” destacou a sua participação em “Coco”, o último filme da Pixar que conta com a voz do ator para dar vida a Chicharrón, como um exemplo de uma demonstração da sua cultura mexicana, nomeadamente, a forma como esta celebra o dia dos mortos, no qual os familiares honram a vida dos seus antepassados ao visitarem as suas campas festivamente e acompanhados pelas músicas preferidas dos defuntos.

Edward James Olmos

Edward James Olmos Foto: João Couraceiro

Um autógrafo mais que personalizado

A secção de BD e literatura contou com sessões de autógrafos de vários artistas do mundo da banda desenhada. Nuno Plati (Marvel Comics e EA Games), Alberto Jimenez Albuquerque (“Fugitifs de l’Ombre” e “Le Dieu des Cendres”), Pepe Larraz (Marvel e Star Wars) e David Lafuente (Ultimate Spider-Man) foram alguns dos artistas presentes nestas sessões. Os fãs tiveram direito a retratos das suas personagens preferidas efectuados no momento em vez da tradicional assinatura. Os aficionados de literatura do fantástico puderam contar com Andrzej Sapkowski, autor da saga “The Witcher”, que também marcou presença nas sessões de autógrafos.

Máquinas de proporções galáticas

O espaço de 500 metros quadrados inteiramente dedicado a Star Wars abriu no dia estreia do elemento mais recente da saga, “The Last Jedi” e contou com a presença do Imperial Combat Assault Tank do filme “Rogue One” e com o caça rebelde T-65 X-Wing e um Funko Pop! em tamanho gigante do robô C3-P0.

Interpretações modernas de uma arte medieval

Os duelos com recurso a lâminas tem origens milenares e ainda hoje se mantêm populares, embora de uma forma menos letal. Sabres de luz, espadas mágicas e lanças templárias marcaram presença no primeiro dia da convenção e parece que vieram para ficar.

A não perder esta sexta-feira

O programa é extenso mas eis o que a nossa equipa recomenda caso esteja a pensar ir à Exponor esta sexta-feira:

Katherine McNamara,  reconhecida por protagonizar a série “Shadowhunters” e pela sua interpretação de Sonya na série de filmes “Maze Runner”, vai marcar presença no festival esta sexta e sábado.

Giorgio Cavazzano, um dos autores mais famosos da Disney, reconhecido por ilustrar personagens como Mickey Mouse, Donald Duck e Scrooge McDuck estará presente na convenção sexta, sábado e domingo.

Também esta sexta-feira todos os visitantes terão a oportunidade de assistir à antestreia de “Jumanji: Bem-vindos à Selva”.

E, entretanto, os disfarces já começaram a invadir a Exponor…

Artigo editado por Filipa Silva