O FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães esta quinta-feira à noite com o objetivo de seguir em frente na Taça de Portugal. Depois de ter batido de forma sofrida o Portimonense, na quarta eliminatória da competição, a equipa de Sérgio Conceição procurava um jogo mais tranquilo frente ao conjunto da cidade-berço.

Os azuis e brancos entraram bem no jogo e chegaram à vantagem logo aos dez minutos, na sequência de uma grande penalidade. Já no segundo tempo, Danilo ampliou na sequência de um canto e André André bisou para o resultado final.

Casillas de novo na Taça

O FC Porto tinha jogado quatro dias antes, em Setúbal, mas nem por isso Sérgio Conceição fez muitas alterações. Em relação ao jogo com os sadinos, o técnico portista promoveu apenas duas mudanças no onze, com destaque para a titularidade de Iker Casillas. O mexicano Corona foi a outra novidade no conjunto azul e branco, deixando Brahimi no banco de suplentes.

Já o treinador do Vitória, Pedro Martins, mexeu muito na equipa. O técnico vitoriano promoveu um total de seis alterações e deixou habituais titulares como Héldon ou Raphinha no banco de suplentes.

Dragões ameaçaram ainda antes de chegar à vantagem

O FC Porto entrou muito bem no jogo e podia ter chegado ao golo logo aos cinco minutos. Alex Telles bateu o canto do lado direito do ataque e Danilo ganhou nas alturas, mas o cabeceamento do internacional português bateu no poste da baliza de Miguel Silva.

Pouco depois foi a vez de Marega tentar a sorte, mas o remate de meia distância do maliano saiu ligeiramente ao lado da baliza adversária.

Os azuis e brancos estavam bem no jogo e chegaram à vantagem de forma merecida ao minuto 12. Aboubakar recebe na área, Vítor García ainda consegue o corte, mas depois acaba por controlar a bola com a mão, cometendo penálti. Na cobrança do castigo máximo, o camaronês remata ao centro da baliza e Miguel Silva atira-se para a direita, não conseguindo evitar o primeiro golo do encontro.

O Vitória procurou reagir ao golo sofrido e pouco depois quase empatou. Cruzamento de Konan, Sturgeon aparece nas costas dos centrais do Porto, mas o cabeceamento sai ligeiramente por cima da baliza defendida por Iker Casillas.

Danilo com pontaria a mais

Aos 24 minutos, o Porto podia ter aumentado a vantagem, mas Danilo voltou a acertar no poste. Passe de Ricardo Pereira à entrada da área, remate cruzado do médio da zona de penálti e a bola a acertar novamente no ferro.

O jogo entrou então numa toada mais calma e sem grandes lances de perigo. Até ao intervalo, destaque apenas para um lance perigoso de Aboubakar, com o camaronês a responder a um cruzamento de Herrera com um remate de primeira, muito próximo da baliza de Miguel Silva.

À terceira foi de vez

A segunda parte começou num ritmo mais baixo do que a primeira e sem grandes destaques nos primeiros dez minutos. Na primeira oportunidade, contudo, o FC Porto chegou mesmo ao golo, com Danilo a acertar finalmente no alvo. Num lance muito semelhante ao primeiro, Alex Telles bate o canto e o médio, desta vez, acerta no alvo e consegue o 2-0.

Danilo ainda não estava satisfeito e ficou novamente perto do golo aos 62 minutos, num remate de meia distância. Miguel Silva, contudo, estava atento e respondeu com uma grande defesa.

Mas no minuto seguinte os dragões chegaram mesmo ao 3-0, numa grande jogada de Herrera. Excelente passe do mexicano a isolar Aboubakar, o camaronês ainda permite uma primeira defesa de Miguel Silva mas André André, na recarga, marcou à antiga equipa.

O Vitória procurou reagir aos golos sofridos e quase conseguiu reduzir pouco depois. De muito longe, Héldon rematou forte, mas a bola bateu no ferro da baliza portista.

20 minutos finais para gerir

O remate de Héldon foi mesmo o canto do cisne para o Vitória. A perder por três golos, a equipa de Pedro Martins desligou do jogo e o FC Porto aproveitou para gerir.

Já com Soares e Óliver Torres em campo, os dragões nem precisaram de carregar muito para ampliar a vantagem, novamente na sequência de uma bola parada. Alex Telles foi mais uma vez o batedor, Soares ganhou nas alturas e André André desviou para o 4-0 final.

O FC Porto está assim apurado para os quartos de final da Taça de Portugal, a par de Rio Ave [que eliminou o detentor do troféu, o Benfica], Sporting, Desp. Aves, Moreirense, Farense e Cova da Piedade. O oitavo clube sairá do encontro entre o Caldas e a Académica a disputar este sábado. Os quartos de final da Taça vão ser disputados entre os dias 9 e 11 de janeiro.

Sérgio Conceição satisfeito com melhorias na segunda parte

Na flash interview, no final do encontro, Sérgio Conceição elogiou a exibição portista. O técnico dos azuis e brancos salientou as melhorias na segunda parte e mostrou-se especialmente satisfeito com o rendimento dos médios da equipa.

Já Pedro Martins lamentou os dois golos sofridos de forma consecutiva, mas elogiou o rendimento da sua equipa na primeira parte.