À entrada para a terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, qualquer equipa do grupo D podia ainda garantir um lugar na final four da competição. Empatado com o Leixões no primeiro lugar, o FC Porto procurava voltar a passar a fase de grupos três anos depois.

A equipa de Sérgio Conceição entrou bem no jogo e, após um início sem oportunidades, chegou ao 2-0 em cinco minutos. A equipa da casa, contudo, reagiu e chegou ao empate ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Aboubakar entrou para marcar o golo da vitória azul e branca.

Dragão alinhou com toda a chama

Sérgio Conceição tinha prometido uma equipa competitiva e cumpriu. Os dragões entraram com um onze muito próximo do habitual, com destaque apenas para a ausência de Aboubakar. Já do lado do Paços, Petit promoveu várias alterações em relação ao último jogo dos pacenses.

O encontro começou morno, mas com maior domínio do lado do FC Porto. A controlar a posse de bola, a equipa de Sérgio Conceição circulava no meio-campo adversário à procura de uma oportunidade para atacar a baliza do Paços.

Após um início sem destaques, a primeira grande oportunidade dos azuis e brancos surgiu aos 15 minutos. Boa jogada de Brahimi em zona interior, excelente passe do argelino a deixar Soares na cara de Rafael Defendi e o guardião do Paços de Ferreira a responder com uma defesa de grande nível.

No canto, contudo, a equipa de Sérgio Conceição chegou mesmo à vantagem. Alex Telles colocou a bola na área e Diego Reyes, mais alto do que os defesas pacenses, desviou de cabeça para o primeiro golo da noite.

Novo golo em apenas cinco minutos

Em vantagem, o FC Porto continuou a atacar e fez o 2-0 pouco depois, numa grande jogada de Brahimi. O internacional argelino arrancou com a bola ainda na zona do meio-campo e foi até à área adversária onde, depois de tirar um defesa da frente, rematou forte para o segundo golo dos dragões.

Aos 26 minutos, Ricardo Pereira podia ter feito o terceiro, mas o remate do lateral português foi intercetado por Miguel Vieira. Boa combinação entre Brahimi e André André, com o médio português a assistir Ricardo e o defesa pacense a bloquear o remate do lateral portista.

Após uma meia hora com sete remates sem resposta da equipa de Sérgio Conceição, o Paços de Ferreira conseguiu reduzir ao minuto 31. Diego Medeiros aparece solto na direita, combina com André Leal e o jovem português assiste Luiz Phellype, com o avançado a ganhar o duelo a Diego Reyes e a rematar para o 2-1.

Empate chegou em cima do intervalo

A equipa de Sérgio Conceição procurou reagir ao golo sofrido e podia ter ampliado a vantagem aos 43 minutos. Excelente passe de Brahimi a isolar Marega e o maliano tenta contornar Rafael Defendi, mas acaba por deixar fugir a bola e permite a defesa do guardião pacense.

Na resposta, contudo, o Paços de Ferreira chegou ao empate. Já em tempo de compensação, Hêndrio cruzou atrasado e Luiz Phellype surgiu para bisar no encontro, perante uma defesa portista muito apática.

Aboubakar entrou para recuperar a vantagem

Insatisfeito com o resultado ao intervalo, Sérgio Conceição chamou Corona e Aboubakar para a segunda parte e o camaronês entrou da melhor forma, ao chegar ao golo aos 54 minutos. Cruzamento largo de Ricardo Pereira na direita, Ricardo falha o corte e Aboubakar, oportunista, cabeceia para o terceiro golo dos dragões.

Os azuis e brancos continuaram à procura de novo golo e Alex Telles ficou perto na sequência de um livre direto. O lateral procurou surpreender o guarda-redes adversário com um remate de longe, mas Defendi estava atento e respondeu com uma boa defesa.

Aos 68 minutos foi a vez de Aboubakar ficar perto de marcar mais uma vez. Remate cruzado do avançado portista, mas Defendi negou novamente o golo com uma defesa incrível.

Herrera foi expulso já perto do fim

Até ao final o jogo não teve mais grandes oportunidades, sendo que o maior destaque acabou por ser a expulsão de Herrera. Num lance com André leal, o capitão do FC Porto atingiu o adversário com o braço, recebendo ordem de expulsão do árbitro da partida.

Mesmo em vantagem numérica, a equipa do Paços de Ferreira não conseguiu criar mais ocasiões de golo e o jogo terminou com 3-2 no marcador.

O FC Porto segue assim em frente com sete pontos, mais três do que Leixões e Rio Ave, que se defrontaram também na última jornada, com vitória para os vilacondenses por 3-2.

Na meia-final, os dragões vão enfrentar o Sporting, que garantiu a passagem depois de empatar a um golo frente ao Belenenses.

“Estamos em todas as frentes e isso é de louvar”

No final da partida, Sérgio Conceição deu os parabéns aos jogadores pela passagem e salientou a presença dos dragões em todas as competições. “Estamos em todas as frentes e isso é de louvar”, referiu.

O técnico portista lamentou ainda a expulsão de Herrera, que falha assim a deslocação a Santa Maria da Feira. O próximo compromisso dos azuis e brancos está agendado para quarta-feira, dia 3 de janeiro.

“Sabíamos que não ia ser fácil, valeu pela entrega dos jogadores”

Já o técnico do Paços de Ferreira, Petit, destacou na conferência de imprensa a dificuldade do encontro mas elogiou a atitude da sua equipa. “Valeu pela entrega dos jogadores”, referiu.

O treinador da equipa da capital do móvel abordou ainda o mercado de janeiro, garantindo que vai discutir com a direção do clube eventuais reforços.

Artigo editado por Filipa Silva