As revistas “Activa”, “Caras”, “Caras Decoração”, “Courrier Internacional”, “Exame”, “Exame Informática”, “Jornal de Letras”, “TeleNovelas”, “TV Mais”, “Visão”, “Visão História” e “Visão Júnior” são oficialmente títulos da Trust in News Unipessoal, SA, empresa detida a 100% por Luís Delgado. O negócio, formalizado esta terça-feira, foi efetuado através de um contrato de transmissão de estabelecimento comercial com a Impresa Publishing, e tem efeitos desde 1 de janeiro de 2018.

De acordo com a nota de imprensa enviada às redações, a empresa informa que vai ter cerca de 180 trabalhadores: “transitaram para o novo grupo de comunicação social todas as equipas de redacção dos 12 títulos e foram feitas dezenas de outras contratações”, dizem.

Na sequência do negócio, que era conhecido desde novembro, a Trust in News assume-se agora como “o maior grupo de imprensa escrita em Portugal: 12 títulos, com uma circulação paga conjunta de 326 mil exemplares, segundo o último relatório da APCT, e um universo de leitores que ultrapassa os 1,7 milhões, tendo em conta os dados do Bareme Imprensa”. O número de assinantes ronda os 103,8 mil.

“Estas revistas, além de serem quase todas líderes de mercado e títulos de reconhecido valor para milhares de leitores, são também um bom negócio, que fatura muitos milhões de euros e tem EBITDAS positivos muito interessantes”, afirma Luís Delgado, CEO da Trust in News. “Acredito que as revistas em papel têm futuro, apesar do crescimento do digital, onde estes títulos também se posicionam e vão continuar a crescer. E acredito, acima de tudo, que se pode criar ainda mais valor em redor destas marcas prestigiadas e de referência”, acrescenta.

Mafalda Anjos, diretora da Visão, assumirá também as funções de publisher dos 12 títulos no novo grupo.

Da nova carteira da Trust in News, a “Visão” é o título com mais leitores (mais de 370 mil) e assinantes (mais de 30 mil). Sobre Luís Delgado, a nota esclarece que, entre outras atividades, foi jornalista, editor, editor-executivo e subdiretor do DN, editor e subdiretor da primeira revista Sábado, fundador e diretor do Diário Digital, administrador delegado da Lusa e CEO do Grupo Lusomundo Media, da Portugal Telecom. Foi ainda fundador e acionista maioritário da Time Out Lisboa e Porto, fundador e acionista maioritário do Mercado da Ribeira/Time Out (do qual ainda é presidente), cuja posição acionista vendeu ao Grupo Time Out Internacional em Londres. É acionista e também Presidente da Time Out Market Porto, cujo projeto está em fase de licenciamento.

Luís Delgado é também conhecido do pequeno ecrã, enquanto comentador residente da SIC Notícias, atividade que começou a desempenhar na Rádio Comercial, há mais de 30 anos, e que prosseguiu na Rádio Comercial, RTP, RDP Internacional e Antena 1, entre outros órgãos de comunicação social.

É acionista da várias empresas, em setores como imobiliário, restauração, consultoria e crowdfunding/bolsa de empréstimos, entre outros.