As portas do Palácio da Bolsa vão abrir-se para os portugueses no próximo fim-de-semana [20 e 21 janeiro] com visitas gratuitas. Para aproveitar a experiência, limitada a 50 pessoas por sessão, é necessário apresentar o cartão de cidadão. Durante o resto do ano as visitas têm um custo de nove euros para adultos e de cinco euros e meio para os estudantes.

O convite da Associação Comercial do Porto (ACP) surge para celebrar o maior recorde de procura turística da história do Palácio da Bolsa. De acordo com a ACP 362.349 turistas visitaram o edifício no último ano.

O presidente da ACP, Nuno Botelho, diz numa nota enviada às redações que “a Associação Comercial existe para servir a região e o país. Para agradecer o ano em que alcançámos o maior número de visitas da nossa história, abrimos o Palácio da Bolsa aos turistas portuenses e a todos os visitantes portugueses. Todas as visitas são diferentes, há sempre elementos novos e curiosidades para descobrir.”

Turistas franceses são os que mais visitam o Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa recebeu em 2017 mais de 360 mil visitas de turistas, o que representa um aumento de 6% face a 2016 com um acréscimo de 20.463 visitantes. O presidente da ACP sublinha que este “é o maior recorde dos 183 anos da mais antiga associação empresarial portuguesa”.

A liderar o top cinco das nacionalidades que visitam o edifício está França, com 90.229 visitantes, seguida de Espanha, com 64.458, Portugal (34.684), Alemanha (31.269) e Brasil (19.734).

Depois do Brasil, encontram-se no top dez de países que visitam o Palácio da Bolsa mais duas nacionalidades fora do continente europeu: Estados Unidos da América, em 6º lugar, com 19.712 turistas e Israel com 5.730 visitantes.