No reciclar é que está o ganho. É com esta premissa que a Federação Académica do Porto (FAP) promove, em parceria com a LIPOR, o “VI Concurso de Reciclagem – “Recicla Papel e Plástico, Ganha uma Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2018” dirigido às Associações de Estudantes federadas. A associação que reunir mais material reciclável (em quilos) ganha o valor total de uma barraquinha (700€). O segundo vencedor tem direito a um prémio de 300€,  para descontar no aluguer de uma barraca.

As associações são convidadas a recolher materiais – papel, cartão e plástico – que serão posteriormente entregues à LIPOR.”Os materiais são pesados pela LIPOR que nos diz que quantidade é que a associação conseguiu angariar”, explica Mónica Carneiro, membro da direção da FAP, ao JPN.

FAP quer promover boas práticas ambientais “que passarão pela reciclagem, reutilização de recursos e diminuição da poluição sonora”

No último ano, a iniciativa da FAP resultou na recolha de 5,4 toneladas de material reciclável, quase o dobro da quantidade recolhida em 2016 (2,7 toneladas). As expetactivas para 2018 são elevadas e Mónica Caneiro sublinha que a federação pretende continuar a “promover boas práticas ambientais no evento, que passarão pela reciclagem, reutilização de recursos e diminuição da poluição sonora”.

O prazo de inscrições termina a 14 de fevereiro, pelas 18h, e a participação é gratuita. As associações que pretendam participar devem enviar um e-mail com a ficha de inscrição (disponível no regulamento do concurso) para [email protected] e [email protected].

O concurso decorrerá entre os dias 16 de fevereiro e 17 de abril de 2018.