A Câmara Municipal do Porto ativou esta segunda-feira o plano de contingência para apoiar a população sem-abrigo da cidade, tendo em conta as baixas temperaturas que se fazem sentir um pouco por todo o país, avançou ao JPN fonte do gabinete de imprensa da autarquia.

Assim, a partir desta noite, haverá um reforço na distribuição de cobertores, comida e bebidas quentes pelas ruas do Porto. As equipas de rua, encarregues desta distribuição, são constituídas por funcionários da Segurança Social e do Centro Hospitalar do Porto e por técnicos da autarquia. A CMP não indicou o número de equipas que vão estar em ação a partir desta noite.

As estações de metro do Bolhão e da Casa da Música vão estar abertas toda a noite para acolher pessoas sem-abrigo. A polícia e agentes de segurança do Metro do Porto vão supervisionar os locais.

O Centro de Acolhimento de Emergência do Porto, que funciona desde setembro nas instalações do antigo Hospital Joaquim Urbano, vai também estar de portas abertas para receber pessoas sem-abrigo. O edifício localizado no Bonfim está preparado para prestar cuidados primários de saúde e fornecer comida e bebidas quentes.

Para além das 15 pessoas alojadas no Centro de Acolhimento de Emergência, haverá disponibilidade para receber mais 30.

As equipas de rua são responsáveis por encaminhar as pessoas a viver na rua para os locais disponíveis. A autarquia estima que existam cerca de 100 pessoas a viver nas ruas da Invicta.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas baixas vão fazer-se sentir durante toda a semana. Está prevista para segunda e quarta-feira temperatura mínima de 2ºC; 1ºC na terça e quinta-feira e 4ºC na sexta-feira. Já a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 12ºC até domingo.

Não há previsão para a suspensão do plano de contingência do Porto. Devido à vaga de frio, também a Câmara de Lisboa vai ativar o plano de contingência a partir das 19h00 desta segunda-feira.

Artigo editado por Filipa Silva